terça-feira, 3 de maio de 2022

Chuva de meteoros formados pelo Cometa Halley será vista do Ceará nesta quinta-feira (5)

Foto Acervo pessoal/Lauriston Trindade
Do Ceará, será possível ver o céu ganhar cores com a chuva de meteoros Eta Aquáridas, formada por detritos do Cometa Halley, nas primeiras horas desta quinta-feira (5). São esperadas até 40 “estrelas cadentes” por hora com maior facilidade de observação em pontos mais afastados dos centros urbanos.

Esse evento astronômico acontece quando nosso planeta atravessa a trilha de fragmentos deixados pelo Cometa Halley. Cada detrito passa numa velocidade superior a 250 km/h e gera uma luminosidade no céu - isso vai começar por volta de 2h com maior intensidade às 3h30.

Apesar disso, a chuva de meteoros já está em atividade desde o dia 21 de abril e pode ser acompanhada até o dia 12 de maio. Mas é na madrugada de quinta que acontece o momento mais favorável para ver a Eta Aquáridas. A chuva de meteoros é considerada uma das melhores do ano, como avalia o astrônomo amador Lauriston Trindade. "Não costuma falhar: é uma chuva de meteoros muito estável, a quantidade é constante", destaca.

Isso porque na ocasião, além do maior número de cometas atravessando, o céu não estará tão iluminado pela lua já nas primeiras horas da noite. O Ceará pode ter visão privilegiada devido à proximidade com a Linha do Equador, o que facilita a observação.

É uma chuva que parece surgir da constelação de Aquário, que fica bem alta no céu aqui para o Ceará, próxima à Linha do Equador. Então, o Estado é favorecido por isso.

LAURISTON TRINDADE

Astrônomo amador

Outro fator para ser analisado é a previsão do tempo: na quarta, o céu deve estar variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Se confirmado, esse ambiente é favorável para enxergar os cometas. "Se tiver um tempo parcialmente nublado, com abertura entre as nuvens em que a gente consiga ver o céu, vale a pena dar uma espiada", frisa Lauriston.

Só caso o céu esteja fechado ou com chuva não será possível acompanhar o evento astronômico.

“A recomendação básica é se afastar dos locais mais luminosos e ficar em espaços como varandas. Nas cidades do interior, vai ter uma possibilidade de avistar muito mais meteoros, principalmente, os mais tênues”, conclui.

Com informações do Diário do Nordeste.