O Ceará tem 90% da população adulta imunizada contra Covid, segundo afirmou nesta quarta-feira o governador Camilo Santana. A imunização ocorre com a segunda dose da vacina ou dose única da Janssen. Uma dose de reforço é necessária para evitar que a imunidade caia com o tempo.
"Quase 90% de nossa população adulta concluiu ciclo vacinal e que hoje toma a dose de reforço", disse Camilo Santana na mensagem de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa.
Conforme o governador, o Estado também apresentou queda de 80% nas internações por Covid que evoluíram para casos mais graves, em comparação com a primeira onda do novo coronavírus.
"De cada 100 pessoas que dão entrada no nosso sistema de saúde do estado apenas 5 necessitam de transferência para unidade média e alta complexidade. Ou seja, 5% do total. Na primeira onda a cada 100 pessoas que chegavam 25 precisavam ser internadas. 80% a mais", afirma o gestor municipal.
Ainda durante o discurso, Camilo criticou as pessoas que, segundo ele, fazem questão de boicotar a vacina.
"Diante de todas as evidências que lamento profundamente ainda hoje ainda haver pessoas onde missão era zelar pela população, mas fazem questão de boicotar a vacina. Isso significa agir contra a vida. Prejudicando a nossa economia e nosso desenvolvimento".
O Ceará registrou nesta quarta-feira 78,24% de ocupação nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) e 60,14% nos leitos de enfermaria por pacientes com o novo coronavírus.
Desde o início da pandemia, o Estado teve 1.131.297 casos e 25.332 óbitos pela doença, de acordo com a plataforma IntegraSUS, atualizada às 11h04 de terça-feira (1º).
Sessões com exigência de vacinação
O retorno às atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará seguirá todos os protocolos de segurança sanitária. Devido à nova onda de casos do Coronavírus com a variante Ômicron, o acesso ao plenário será restrito a deputados e autoridades.
Além disso, será solicitada a apresentação do comprovante do esquema vacinal completo e uso obrigatório da máscara.
Repórteres previamente credenciados acompanharão a sessão pela Sala de Imprensa contígua ao Plenário. Entrevistas deverão ser realizadas no hall de entrada.
Com informações do G1 Ceará.