sábado, 1 de janeiro de 2022

Fortaleza já tem transmissão comunitária da variante Ômicron do coronavirus

O último Informe Semanal da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS) de 2021 traz que a Capital já está com transmissão comunitária da variante Ômicron da Covid-19. Além disso, a média móvel de casos atual é quase o dobro da média registrada há duas semanas.

Houve introdução e já há transmissão comunitária da nova variante de preocupação internacional ômicron (B.1.1.529) em Fortaleza. A ômicron tem um número incomum de mutações e alta transmissibilidade, devendo se tornar a variante dominante no cenário epidemiológico nacional e local nas próximas semanas. Por essa razão, a incidência da doença deve continuar a ser rigorosamente monitorada."

Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

No Informe Semanal

A média móvel de casos (baseada nas últimas duas semanas) chegou a 60,7 casos por dia. Duas semanas atrás, a média era de 31 casos por dia. Segundo a SMS, "existe agora uma tendência de aumento progressivo dos casos".

Desde o início da pandemia, são 260.531 casos de Covid-19 confirmados em Fortaleza. O Informe afirma ainda que "atualmente, a curva epidêmica de casos confirmados que vinha se expressando graficamente como um platô, apresenta leve inclinação ascendente (houve substancial aumento do número de casos novos diários desde meados de dezembro)".

Apesar do aumento de casos, Fortaleza registrou poucas mortes por Covid-19 nos últimos dias. Entre os dias 23 e 29 de dezembro, foram apenas duas mortes. E em todo o último mês de 2021, foram 14 casos fatais.

"O atual padrão de mortalidade ainda reflete a estabilidade alcançada com o fim da segunda onda, e aumento da fração da população imunizada. Tal cenário pode ainda ser alterado pela dominância da nova variante ômicron que tem relevante escape vacinal, embora pareça ser menos 'agressiva' do ponto de vista do curso clínico."

Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza

No Informe Semanal

Com informações do Diário do Nordeste.