O Ministério da Saúde anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (21), a inclusão da CoronaVac para vacinação de crianças entre 6 a 17 anos no Plano Nacional de Vacinação. Durante coletiva, o secretário-executivo Rodrigo Cruz detalhou que cerca de 3 milhões de doses já distribuídas, conforme levantamento prévio, podem ser usadas.
No entanto, ainda aguarda informações mais precisas dos estados para poder determinar a quantidade atualmente disponível. Além dessas, o Ministério aponta que, em seus centros de armazenamento, outras 6 milhões de doses estão em estoque para utilização.
Como o levantamento oficial nos estados ainda não foi realizado, Cruz explica que o Governo aguarda os dados para definir o total de doses que pretende comprar do Instituto Butantan, responsável pela produção do imunizante CoronaVac. Mas, conforme o g1, o Instituto Butantan já declarou que pretende fornecer 7 milhões de doses ao Governo Federal.
No momento, o secretário apontou que ao menos 12 estados que não têm doses disponíveis devem receber, a partir de segunda-feira (24), uma primeira remessa para que iniciem a vacinação com a CoronaVac. Dentre alguns citados estão Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pernambuco.
Com informações do Diário do Nordeste.