O ano de 2021 terminou com uma redução de 18% no índice de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) no Ceará. Conforme divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no último ano morreram 3.299 pessoas em decorrência de crimes violentos. Já em 2020, foram 4.039 ocorrências registradas.
A Pasta afirma que este é o segundo melhor resultado nos últimos 10 anos. Para a SSPDS, os esforços das Forças de Segurança do Estado foram essenciais para o número cair. Segundo o secretário titular da Pasta, Sandro Caron, a baixa nos CVLIs “é fruto de um aumento nas ações ostensivas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e também nas investigações e prisões qualificadas realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)”.
Mesmo com a redução, os dados indicam que em média nove pessoas foram vítimas de mortes violentas no Ceará a cada dia no ano passado. Em 2021, pelo menos sete chacinas foram registradas no Estado. A última aconteceu na madrugada do Natal e ficou conhecida como Chacina da Sapiranga.
Com informações do Diário do Nordeste.