Iniciada no último sábado (15), a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos já vacinou mais de 8 mil pessoas. Ao todo, 62 dos 184 municípios cearenses já iniciaram o processo, de acordo com o vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Fortaleza foi a primeira cidade a começar a imunização. A estudante do 7º ano do Ensino Fundamental, Cecília Ferreira de Lima, de 11 anos, foi a primeira criança vacinada no Estado.
Na Capital, cada jovem recebe um “Certificado de Coragem” por enfrentar a picada, e é convocado a partir das listas divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Conforme a estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação infantil seguirá ordem decrescente de idade.
110.200 doses pediátricas foram recebidas pelo Estado do Ceará, em dois lotes que chegaram até o momento.
No Crato, a imunização começou na segunda (17). Além da vacina, crianças de 10 e 11 anos também receberam o certificado 100% de coragem, pipoca e algodão doce. No município, é necessário realizar o agendamento na plataforma Saúde Digital.
Quarta (19), foi o primeiro dia de vacinação em Caucaia, na Região Metropolitana. Para o servidor público Mário Régis, que levou o filho Mário Elísio para tomar a primeira dose, a imunização do público infantil é mais um passo para que a pandemia chegue ao fim.
“Se as crianças não se vacinarem, a pandemia vai continuar por mais tempo ou não vai cessar. Nós, pais, temos a responsabilidade de vacinar os nossos filhos para que eles fiquem protegidos, e assim proteger toda a sociedade”, avalia.
Para atrair o público, a Secretaria de Saúde de Caucaia instalou decoração especial para os pontos-fixos de vacinação, além de investir na contação de histórias e distribuição de bombons e pipocas. No município, os pais precisam agendar a aplicação previamente.
Com informações do Diário do Nordeste