Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza apontam que 30 crianças com idades entre 0 e 9 anos morreram por Covid-19 na cidade desde o início da pandemia. O número consta no boletim epidemiológico da pasta divulgado nesta última sexta-feira (7).
O documento afirma ainda que Fortaleza está com alta acelerada da doença nas duas últimas semanas, com média de 200 casos a cada dia. Além disso, a positividade dos exames feitos na capital está em 23,3%; ou seja, cerca de um a cada quatro exames feitos são positivos para o coronavírus.
Segundo a secretaria, até o dia 7 de janeiro, morreram por Covid-19 em Fortaleza 15 crianças do sexo masculino e 15 do sexo feminino. O recorte da faixa etária é de 0 a 9 anos de idade.
Desde o início da pandemia, 8.071 crianças desta faixa etária já tiveram Covid-19, das quais 3.946 eram meninas e 4.125, meninos. Não há indicações de quantas apresentaram casos graves e precisaram de internações em leitos de atenção.
Os índices chamam alerta em meio à decisão do Ministério da Saúde em adquirir doses pediátricas da vacina para imunizar crianças de 5 a 11 anos de idade.
A vacina pediátrica da Pfizer já foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 16 de dezembro de 2021. Nesta semana, o Governo Federal resolveu comprar os imunizantes, que devem chegar na próxima semana.
Com informações do G1 Ceará.