As manchas de óleo encontradas no Ceará, desde a última terça-feira (25), estão se espalhando rapidamente por todo o Litoral Leste do Estado.
Além das praias de Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato e Cumbe, todas localizadas no município do Aracati, também foram encontrados vestígios oleosos em pelo menos outras cinco praias, em quatro cidades cearenses.
É o que apontam notas oficiais enviadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) do Ceará e pela Marinha do Brasil ao Diário do Nordeste.
Outras confirmações também ocorreram a partir de verificação da reportagem in loco e informações repassadas pelas prefeituras.
Como o trabalho de vistoria e coleta de material acontece ao longo do dia, os dados são passíveis de atualizações ainda nesta quinta-feira (27), e nos próximos dias.
Confira, a seguir, a lista de praias onde a presença do material foi confirmada, até o momento:
Cumbe (Aracati);
Canoa Quebrada (Aracati);
Majorlândia (Aracati);
Quixaba (Aracati);
Lagoa do Mato (Aracati);
Canto da Barra (Fortim);
Porto das Dunas (Aquiraz);
Prainha do Canto Verde (Beberibe);
Praia do Futuro (Fortaleza).
MAIS DE 35 QUILOS DE ÓLEO RECOLHIDOS EM ARACATI
Conforme a titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Aracati, Fátima do Carmo, cerca de 16kg de óleo - sem considerar areia e/ou algas - foram recolhidos nessa quarta-feira (26). Já nesta quinta, até por voltas das 16h30, foram coletados outros 20kg, totalizando, portanto, 36kg do material.
Embora as praias de Majorlândia e Lagoa do Mato tenham amanhecido limpas, equipes da Prefeitura voltaram a identificar outros focos de vestígios oleosos. "Agora à tarde, já chegou óleo em Majorlândia e Lagoa do Mato. Nosso pessoal continua percorrendo [área] e amanhã o trabalho continua", afirma a secretária.
Com informações do Diário do Nordeste.