quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Confira os benefícios da maçã para sua saúde

Foto Shutterstock
A maçã é uma fruta do gênero Malus que nasce da árvore macieira, da família Rosaceae, e originária do continente asiático. Ela promove uma série de benefícios à saúde e ajuda na prevenção de algumas doenças, podendo ser consumida da várias maneiras.

De acordo com a nutricionista Lídia Pinheiro*, existem mais de 7.500 espécies já conhecidas da fruta. No entanto, as mais cultivadas são a maçãs gala, golden delicious e fuji.

PROPRIEDADES

Segundo a especialista, a casca da maçã é riquíssima em nutrientes antioxidantes: contém pectina, fibra que auxilia na melhora da digestão, sensação de saciedade, funcionamento intestinal, e também no controle da glicemia e colesterol. Também apresenta efeitos anti-inflamatório, anti-tumoral e promove melhora do sistema imunológico.

Conta ainda com o ácido ursólico, que ajuda a impedir a perda/atrofia muscular, auxilia na queima de gordura. A presença de quercetina faz com que a fruta tenha influência positiva na saúde neurológica e na prevenção de doenças como o Alzheimer.

"Estudos têm apontado, ainda, a influência da fruta na prevenção e melhora de alguns tipos de câncer", afirma a nutricionista.

Já a polpa da maçã tem vitaminas essenciais, como A, B, C, E, ácido pantotênico, carboidratos (fonte de energia). Aminoácidos e minerais, como potássio e cálcio, se concentram, gerando melhora do sistema nervoso, imune e cardiovascular, além de ossos, unhas, pele e cabelo.

BENEFÍCIOS

MELHORA A FUNÇÃO CEREBRAL

Graças a presença de nutrientes como a quercetina, a colina, a vitamina B9, a vitamina E, a vitamina C, o magnésio e o fósforo, que isolados já seriam influentes, mas juntos têm um grande potencial de otimizar a função cerebral/cognitiva.

REDUÇÃO DE RISCOS DE PROBLEMAS CARDIOVASCULARES

Se deve em grande parte a ação da pectina, quercetina, potássio, vitamina B9, vitamina C, que garantem o controle pressórico e a saúde dos vasos, tendo características inclusive antitrombóticas e vasodilatoras.

Além disso, tem flavonoides e carotenoides, compostos bioativos com ação antioxidante que impedem a oxidação das células de gordura, auxiliando no equilíbrio nos níveis de colesterol total, principalmente reduzindo o LDL-colesterol (conhecido como "colesterol ruim") no sangue.

DIMINUIÇÃO DOS RISCOS DE DIABETES

As fibras encontradas na fruta ajudam a equilibrar e retardar a absorção de glicose no organismo, sendo útil na prevenção de diabetes.

Os polifenóis contidos nela também influenciam o metabolismo da glicose inibindo a absorção de glicose pelo intestino, aumentando a secreção de insulina do pâncreas, melhorando a captação de glicose nas células musculares e adipócitos e suprimindo a liberação de glicose do fígado.

AFASTA A PRISÃO DE VENTRE

Tem excelente qualidade e quantidade de fibras, responsáveis por aumentar a absorção de água no intestino, auxiliando na formação e eliminação das fezes, e também por contar com característica prebiótica da pectina, que serve de alimento para as bactérias benéficas que colonizam nosso intestino, equilibrando a flora intestinal.

PREVINE O CÂNCER

A gama de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que fazem parte da composição da maçã são os responsáveis, como o ácido ursólico, os polifenóis e as vitaminas C e E, exercem grande influência para a prevenção de diversos tipos de cânceres.

COMBATE A ASMA

O grande destaque neste quesito é a quercetina, que reforça os pequenos vasos sanguíneos; exerce grande influência, intervindo positivamente na via pró-inflamatória do ácido araquidônico, e apresenta atividade anti-histamínica, logo, antialérgica.

Junto aos demais agentes e vitaminas antioxidantes e anti-inflamatórios que fazem parte da composição da fruta, há uma atuação de forma conjunta e eficaz no fortalecimento do sistema imunológico, otimizando a forma como o corpo lida com patógenos, alérgenos, impurezas e radicais livres, características que geram proteção dos pulmões e melhoram a capacidade respiratória e desordens respiratórias, como a asma.

PREVINE CÁRIES

A maçã é um alimento que conta com uma textura e abrasividade que ajudam a remover impurezas e placas que possam estar presentes nos dentes, dificultando o surgimento de cáries. Ela estimula a salivação e promove a autolimpeza parcial da boca, e ainda ajuda a regular o pH da cavidade oral.

PREVINE DOENÇAS OCULARES

O alimento também torna os olhos mais fortes e melhora a capacidade visual, e ajuda na prevenção de doenças oculares como degeneração macular, catarata e glaucoma. As maçãs contam com as vitaminas A, C, E e também com flavonoides, que reduzem o impacto dos radicais livres e atuam nos vasos sanguíneos oculares, prevenindo e/ou retardando agravamento de doenças oculares.

AUMENTA A SAÚDE ÓSSEA

Consumir a fruta pode contribuir com a densidade óssea, contando com nutrientes importantes para a saúde óssea. Ela contém vitamina C e cálcio, que atuam na composição, construção e no reparo dos ossos, além de conter também o potássio, mineral que previne contra a perda de cálcio.

RETARDA O ENVELHECIMENTO

Por ser rica em vitaminas e em nutrientes antioxidantes, tanto na polpa como na casca, o consumo regular dela ajuda a combater os radicais livres, evitando envelhecimento celular e danos gerados por radicais livres, proporcionando inclusive pele, cabelo, e unhas bonitos e saudáveis, com aspecto jovial.

Com informações do Diário do Nordeste.