segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Foco de peste suína clássica é controlado no Ceará e criadores serão indenizados

O foco de Peste Suína Clássica (PSC) ocorrido no município de Marco, no Litoral Oeste do Estado, foi contido. A informação é da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). Um total de 120 animais de 18 criadores foi sacrificado. “Os criadores que tiveram seus animais sacrificados serão indenizados”, pontuou a presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), Vilma Freire.

O valor da indenização, entretanto, não foi informado pelo órgão. Após adoção das medidas para debelar o foco da doença, há um período de observação e monitoramento de outras unidades criadoras no entorno da área do foco inicial.

O diagnóstico de Peste Suína Clássica foi confirmado por exames realizados no laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para o gerente de Gestão do Meio Agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira, “no momento é feita a segunda etapa do plano de contingência através da vigilância sanitária em um raio de três quilômetros do foco inicial”.

A ação sanitária de contenção do foco da doença foi feita por uma equipe de 10 agentes e fiscais estaduais agropecuários da Adagri.

A supervisora da Adagri na Região Norte, Iracelma Arruda, reafirmou o trabalho de acompanhamento dos criadores, após contenção do foco.

Com informações do Diário do Nordeste.