domingo, 24 de outubro de 2021

Iguatu é uma das cidades mais quentes do Brasil

Pelas ruas da cidade todos tentam fugir do sol ‘escaldante’ de Iguatu. A sombra do guarda-sol da professora Sônia Oliveira é bastante disputada pelos alunos no retorno para casa, em pleno sol de quase meio-dia. O equipamento de proteção tem sido o companheiro da pedagoga sempre que sai de casa. 

“Não ando sem minha sombrinha. Uso de manhã para vir para escola, para voltar para casa, e essa turma que me acompanha vem de carona comigo. Se for ao centro, a sombrinha está junto. Não tem quem aguente esse calor. Até mesmo na sala com ventilação tem incomodado muito”, ressalta a profissional.

Numa rápida passagem pelo centro, a dona de casa Natália Ferreira aproveitou um pouquinho da sombra das árvores da praça da matriz antes de voltar para casa com as filhas Maria Eduarda e Gabriela. “Tô esperando o moto-taxista. Moro na Veneza, de lá pra cá não é tão longe, mas o sol incomoda muito. Tive que vir ao centro, mas tô voltando rapidinho. Até porque as meninas têm problemas respiratórios. Em casa, a gente sempre busca manter elas refrescadas e hidratadas”, comentou a dona de casa.

Mais de 37ºC

O clima está bem mais quente e seco neste período em Iguatu. A temperatura média registrada nesta foi de 34º C, com sensação térmica, de acordo com institutos meteorológicos, de até 37 graus. E Iguatu está entre os municípios que registraram altas temperaturas ao longo deste segundo semestre do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet diariamente mapeia as 20 cidades mais quentes do Brasil. No sábado passado, 16, Morada Nova registrou – 38,9º C, Crateús – 38,2ºC, Jaguaruana – 37,9ºC e Iguatu – 37,5º C. E com clima assim, o jeito é tentar se proteger tomando cuidados com a saúde da família até mesmo em casa. “Com esse calor, eu só saio de casa com manga para proteger os braços. Saio de casa para o centro nos horários mais amenos para evitar esse sol que tem castigado a gente. Em casa são dois ventiladores ligados principalmente porque a gente tem criança. O consumo de água também aumentou. A gente está bebendo mais de três garrafões de 20 litros por semana”, contou o sacristão Francimário Batista.

De acordo com recomendações de profissionais da saúde. A orientação é que as pessoas evitem a exposição direta ao sol, isso no intervalo de 10h às 16h, período que apresenta temperaturas mais elevadas. Manter-se hidratado pode evitar danos à saúde.

Com informações do Jornal A Praça.