quinta-feira, 6 de maio de 2021

18 açudes estão sangrando no Ceará

O Ceará registra, até esta quinta-feira (6), 18 açudes sangrando (com 100% da capacidade), conforme monitoramento do Portal Hidrológico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Dentre os 21 reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de Fortaleza, dois estão com a capacidade máxima: o Germinal, em Palmácia, e o Tijuquinha, em Baturité. O açude Gavião, na Pacatuba, está com volume alto, apresentando 93,28% da capacidade.

Veja lista de açudes com 100% da capacidade

Acaraú Mirim

Angicos

Barragem do Batalhão

Caldeirões

Faé

Gameleira

Germinal

Itaúna

Jatobá

Quandú

Quincoé

São Pedro Timbaúba

São Vicente

Tijuquinha

Trapiá III

Tucunduba

Ubaldinho

Valério

Açudes no Ceará

Ainda segundo a plataforma da Funceme, outros 27 reservatórios estão com volumes acima de 90% no Estado. Há, ainda, 25 açudes no volume morto, entre zero e 10% de capacidade atingida.

O site indica que o Ceará tem, ao todo, 28,5% da capacidade de armazenamento até esta quinta. A região com maior percentual é a de Coreaú, com 92% de acúmulo. Já a RMF tem 52,7%.

No mesmo período do ano passado, o Ceará registrava 38 açudes sangrando, enquanto 16 estavam no volume morto. Àquela altura, o Estado tinha 34,2% dos reservatórios com água armazenada.

Com informações do Diário do Nordeste.