segunda-feira, 3 de maio de 2021

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni 2021 começam nesta segunda-feira (3)

As inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta segunda-feira (3). O Ministério da Educação (MEC), porém, ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes.

Válidas para o primeiro semestre deste ano, as inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Prouni até as 23h59 desta terça (4). O resultado será divulgado na próxima sexta-feira (7).

O que são bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes são as não preenchidas no processo seletivo, nas duas chamadas regulares e também na lista de espera do programa. Dentre os fatores que acarretam a disponibilidade das bolsas, estão desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação.

O que é o Prouni

O Prouni é realizado pelo Governo Federal e oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Apenas neste semestre, o programa ofereceu, no total, mais de 162 mil bolsas.

Para ter acesso a uma bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo per capita. Caso a renda familiar bruta mensal seja de até 3 salários mínimos, o estudante pode ter acesso à bolsa parcial.

O estudante também deve ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública ou da rede privada — nesta, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e sem precisar comprovar o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Nova regra

O MEC publicou, no último dia 15, portaria sobre ocupação de bolsas remanescentes do Prouni, estabelecendo a nova regra para os candidatos serem classificados.

Agora, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni considerará a média aritmética simples das notas das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para participar, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

Com informações da Agência Brasil.