A Caixa Econômica Federal libera, a partir desta segunda-feira (3), o saque em espécie da primeira parcela do auxílio emergencial 2021 para beneficiários nascidos em fevereiro, que não estão inscritos no Bolsa Família.
A ordem de liberação obedece o mês de nascimento do trabalhador. A cada dia há novas autorizações para saques em dinheiro, com exceção de sábados e domingos.
O saque da primeira parcela foi antecipado. Antes, a operação só seria possível no dia 4 de maio. A Caixa avalia antecipar também a data de saque das próximas parcelas do auxílio. De acordo com o presidente do banco, Pedro Guimarães, a antecipação vai depender da dinâmica do primeiro pagamento.
Como fazer a operação
A conta digital da Caixa não tem cartão, por isso o beneficiário deve usar o aplicativo Caixa tem para liberar o código de resgate do dinheiro, assim como em 2020. Veja o passo a passo abaixo:
Acesse o aplicativo Caixa Tem no seu celular;
Selecione a opção "Saque sem Cartão";
Clique em "Entrar";
Escolha a opção "Saque Auxílio Emergencial";
Clique em "Gerar Código para Saque";
Digite a senha para acesso ao Caixa Tem;
Nesse momento, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e nas casas lotéricas. Anote o número;
No caixa eletrônico, digite o código autorizador no campo específico; ou na lotérica, informe o número para o atendente.
Vale lembrar que será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque. Ele terá validade de 2 horas. Se expirar, pode ser gerado novamente.
Horário das agências
As agências da Caixa abrem das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para sacar o auxílio emergencial não é necessário ir à agência durante o horário do expediente, tendo em vista que o saque pode ser feito no caixa eletrônico. Por isso, é importante que o beneficiário opte por horários alternativos e evite filas.
Transferência para outra conta
Na mesma data em que o saque é liberado, o beneficiário também poderá transferir o valor para outra conta bancária pelo Caixa Tem, utilizando o TED, DOC ou Pix). A outra conta pode ser de qualquer banco e estar no nome de outra pessoa.
A transferência é feita pelo aplicativo Caixa Tem, sem o pagamento de tarifa, e o procedimento é concluído em até 24 horas.
Com informações do Diário do Nordeste.