segunda-feira, 8 de março de 2021

Fortaleza registra maior chuva do ano no município entre domingo (7) e esta segunda (8), diz Funceme

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que Fortaleza registrou a maior chuva de 2021 no município entre ás 7h de domingo (7), e ás 7h desta segunda-feira (8). Foram registrados 85 milímetros (mm) no posto da Água Fria — o maior observado, até então, era de 45 mm entre os dias 19 e 20 de janeiro.

De acordo com o órgão, o volume acumulado foi provocado pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como pela presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre a região Nordeste.

Além da Capital, choveu em pelo menos 40 municípios cearenses até a última atualização, feita às 10h30 desta segunda. Os maiores volumes foram registrados em Camocim (49 mm), Granja (40 mm) e Canindé (37 mm).

Na Região Metropolitana de Fortaleza, Caucaia teve registros de 28 mm no posto Sítios Novos. Já São Gonçalo do Amarante acumulou 27 mm no posto Santo Amaro.

Até o momento, o município de Massapê é o que acumula o maior volume neste mês no Ceará: já foram observados 201 mm até esta segunda. A média do mês para a localidade é de 285,5 mm.
Previsão do tempo

Fortaleza pode continuar com registros altos de chuva até o próximo balanço: a Funceme indica nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na faixa litorânea e na Ibiapaba nesta segunda. Há ainda possibilidade de precipitação no Maciço de Baturité, no centro-norte da região Jaguaribana e no centro-norte do Sertão Central e Inhamuns.

Já na terça (9), a Funceme prevê o mesmo quadro, mas com chuva isolada no litoral Norte e possibilidade de precipitações no litoral de Fortaleza e no do Pecém. Na quarta-feira (10), até o momento, é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas em todas as regiões.

Confira maiores chuvas entre ás 7h de domingo (7) e ás 7h desta segunda (8)

Fortaleza - posto Água Fria - 85 mm;
Camocim - posto Camocim: 49 mm;
Granja - posto Granja: 40 mm;
Canindé - posto Baixa Fria: 37mm;
Tianguá - posto Tianguá: 36,4 mm;
Acaraú - posto Acaraú: 35 mm;
Caucaia - posto Sítios Novos: 28 mm;
Caucaia - posto Caucaia - 27,6 mm;
São Gonçalo do Amareante - posto Santo Amaro: 27 mm;
Fortaleza - posto Messejana: 24,4 mm.

Com informações do Diário do Nordeste.