sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Após chuva forte em Crato, canal do rio Granjeiro transborda e volta a preocupar moradores

A cidade de Crato, na região do Cariri, registrou a maior chuva entre 7h de ontem e às 7h desta sexta-feira (26), acumulando 110 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com a forte precipitação, o canal do Rio Granjeiro voltou a preocupar os moradores, pois, uma lâmina de água formada transbordou em alguns trechos, no início desta manhã.

Neste período de estação chuvosa, as atenções sempre se voltam para o canal do rio Granjeiro, também chamado de “canal do medo” devido aos comuns problemas enfrentados pela população quando transborda, já tendo causado prejuízos milionários e deixado dezenas de famílias desabrigadas.

"Quando chove, ninguém dorme. Hoje não foi diferente", confessa a aposentada Maria Eliziê de Melo.

Apesar do susto, o volume de água que atingiu as ruas nesta sexta (26), foi pequeno. Sem nenhum dano expressivo, o secretário de Infraestrutura de Crato, Ítalo Samuel Dantas, atribui ao trabalho preventivo realizado tanto no rio Granjeiro como no Saco Lobo, que também corta a parte urbana da cidade.

“Vimos com essa chuva de hoje, onde houve bastante precipitação, que foi muito significativo os serviços que prestamos”, ressalta.

Melhorias

A Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, realiza um trabalho regular para desassoreamento do trecho para evitar maiores problemas.

“No canal do rio granjeiro trabalhamos com uma escavadeira hidráulica, caçambas para fazer toda a limpeza no entorno do canal e também na parte interna dele e na saída até a ponte do palmeiral. Fizemos o alargamento com maquinários pesados e a retirada desse material. Realizamos a abertura de acordo com a saída do material. Além desse ponto em toda sua extensão”, detalha Dantas.

O próprio prefeito Zé Ailton Brasil ressaltou que o trabalho realizado vai desde a Igreja de Nossa Senhora de Fátima até a Central de Abastecimento Walter Peixoto, onde geralmente apresenta os problemas mais graves durante as chuvas. “Com essa grande chuva, nós observamos que a limpeza fez efeito. Agora eu faço um pedido para a população do Crato, é a manutenção dessa limpeza, que os moradores não descartem resíduos e entulhos no canal, nem em seu entorno”, enfatiza.

Com informações do Diário do Nordeste.