terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Ceará conclui distribuição da vacina contra o coronavirus nos municípios: 'deu tudo certo', diz secretário; veja vídeo

O secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, informou que todos os municípios cearenses já receberam as doses da vacina contra a Covid-19. Conforme o titular da pasta, "deu tudo certo" na distribuição do imunizante. Ele ressaltou que toda a logística planejada aconteceu nas últimas 24 horas, iniciando no fim da tarde de segunda-feira (18).

"A grande maioria recebeu ontem (segunda-feira) mesmo, e o restante recebeu hoje pela manhã", disse o secretário.

Embora os lotes de vacina tenham sido distribuídos no Estado, a responsabilidade sobre as campanhas de vacinação ficam a cargo de cada município, ressaltou a Secretaria.

Conforme a Sesa, os municípios cearenses receberam 76.700 doses da CoronaVac destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente de combate ao coronavírus. Outras 3.600 doses foram distribuídas aos idosos em casas de repouso.

Para distribuição da CoronaVac, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres contemplando a Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. 

Cuidados contra a Covid-19

O secretário reforça que, mesmo que a imunização já tenha iniciado em território cearense, os cuidados para prevenir o contágio pelo novo coronavírus devem continuar. "Embora seja uma ótima notícia, que nos traga muita esperança, é muito importante o uso da máscara, o isolamento", pontuou.

Além disso, o secretário citou o aumento da contaminação entre a população jovem. "Isso mostra que essas pessoas não estão se prevenindo; estão se aglomerando, estão indo a reuniões com aglomeração", lamentou.

Com informações do Diário do Nordeste.