sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Mais de quatro mil profissionais de segurança vão trabalhar no 2º turno das eleições em Fortaleza e Caucaia

Serão empregados 3.754 PMs em Fortaleza e Caucaia para o 2º turno das eleições em Fortaleza e Caucaia. — Foto: SSPDS/Divulgação
Mais de quatro mil profissionais de segurança pública vão atuar no segundo turno das eleições para prefeito de Fortaleza e de Caucaia, neste domingo (29).

A Secretaria da Segurança Pública informou que vai montar, assim como no primeiro turno das eleições, o Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC), em que a cúpula da Segurança acompanhará as ações e as possíveis ocorrências registradas durante o período.

"Para o segundo turno das eleições no próximo domingo, a Segurança Pública do Estado do Ceará contará com um efetivo de mais de quatro mil homens e mulheres, tendo reforço na Polícia Militar, na Polícia Civil, na Perícia Forense e no Corpo de Bombeiros, visando aí uma ação integrada com a Justiça Eleitoral, garantindo a segurança do pleito e a tranquilidade e que ocorra dentro da normalidade", afirmou o secretário da Segurança Sandro Caron.

Conforme a SSPDS, serão empregados 3.754 policiais militares nas duas cidades. Além do efetivo, 2.526 policiais militares extras vão autuar junto às demais instituições do sistema de segurança do Estado, além das forças de segurança municipais e federais.

São 157 policiais civis também nas duas cidades neste domingo. O plano operacional da Polícia Civil prevê, ainda, o reforço policial, por meio do 2°, 7°, 10°, 13°, 30°, 32° e 34° Distritos Policiais; e em Caucaia, a Delegacia Metropolitana da cidade contará com um acréscimo de equipes de delegados, escrivães e inspetores.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) vai ter efetivo de 30 servidores. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará vai contar com 152 bombeiros militares à disposição para o atendimento de qualquer ocorrência bombeirística durante o segundo turno.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer) também vai participar com o emprego de aeronaves. Os helicópteros estarão à disposição na base da Ciopaer, no Aeroporto de Fortaleza, para o apoio a ocorrências policiais, monitoramento, resgates e transporte aeromédicos. No total, serão 27 profissionais entre pilotos, tripulantes, apoio solo e mecânicos.

Com informações do G1 Ceará.