> Missas, batizados e casamentos estão autorizados: confira o plano de retorno da Igreja Católica
No Cariri cearense, uma celebração, na Capela do Socorro, marcou o retorno dos fiéis aos templos religiosos. A Capela carrega consigo grande simbologia dentre os católicos, pois, é lá que está sepultado o corpo de Padre Cícero Romão Batista, patriarca da cidade de Juazeiro do Norte.
Ao longo de todo o dia estão marcadas outras missas não somente na Capela do Socorro, mas em 57 paróquias da Diocese de Crato, que compõem três áreas pastorais. A Colina do Horto do Padre Cícero, um dos locais mais visitados do Município, também reabre as portas nesta quarta-feira.
Medidas
O retorno das celebrações foi autorizado mediante adoção de alguns protocolos de segurança. E, mesmo com a volta da abertura dos templos, as celebrações continuarão sendo transmitidas pelos meios de comunicação para que o grupo de risco siga acompanhando.
Ocupação limitada a 50% da capacidade;
Uma pessoa por cada 12m²;
O uso de máscara e álcool em gel
Horários das missas em Juazeiro do Norte:
Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – 7h e 16h (seg. a sex) / 17h (sáb) / 6h e 17h (domingo*)
Basílica Santuário Nossa Senhora Das Dores – 6h, 9h, 12h e 19h (seg. a sáb) / 5h, 9h, 12h, 16h e 19h (domingo*)
* Para participar das celebrações do sábado à noite e do domingo (durante todo o dia), os fiéis devem fazer inscrição na secretaria da Basílica Santuário, de segunda a sexta, horário comercial.
Centro-Sul
Em Iguatu, principal cidade da região Centro-Sul do Estado, as celebrações presenciais retornam no próximo domingo, dia 20. Na Igreja da Matriz, a primeira celebração acontece às 6 horas. Depois terá outra missa às 17h e 19h. As mesmas medidas sanitárias adotadas no Cariri cearense se aplicam nas igrejas de Iguatu.
Do dia 21 de setembro a 30 de setembro – período em que marca o início da Festa de Senhora Sant’Ana, padroeira do Município – as missas serão diárias. Após o dia 11, data em que se encerra os festejos de Sant’Ana, as missas retornam apenas na quinta-feira e nos fins de semana, sendo uma celebração no sábado e três no domingo. “A medida em que a situação epidemiológica foi melhorando, os casos regredindo e os fiéis se adaptando as novas medidas, vamos ampliando o número de celebrações presenciais”, pontuou o Padre Yukio Adelle.
Com informações do Diário do Nordeste.