terça-feira, 22 de setembro de 2020

Discussão sobre volta das torcidas nos estádios do Ceará já pode ser iniciada, diz Governo

Foto Thiago Gadelha
Após o sinal verde do Ministério da Saúde para o estudo apresentado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a liberação de público no estádios de futebol brasileiros, o Governo do Ceará está disponível para receber dos clubes e Federação Cearense de Futebol (FCF) a solicitação para volta do público nos jogos das equipes cearenses e iniciar o processo de discussão do tema.

O secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenador do Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, Flávio Ataliba, confirmou que o documento da CBF permite uma primeira conversa objetiva sobre a liberação, apesar do comitê que engloba o poder estadual e municipal estar focado na pauta da Educação.

"Esse estudo, de alguma forma, dá o pontapé o inicial para enfrentar essa discussão no território brasileiro. Foi de alguma forma validado pelo Ministério da Saúde. Isso já ajuda a iniciar um processo de discussão. Até então estamos muito focados na pauta da Educação, que foi autorizado, a partir de 1º de outubro, um conjunto de séries e algumas outras atividades que faltam serem reabertas. Esse debate da torcida dos estádios iria chegar no momento adequado. Como se tem agora esse estudo que orienta a CBF. A partir daí se inicia uma discussão mais objetiva sobre o tema".

Para que o processo de análise seja iniciado, o secretário entende que as partidas envolvidas, no caso clubes e Federação Cearense de Futebol (FCF), façam solicitação objetiva para retorno dos torcedores.

"Nós respondemos as solicitações. Importante que as partes interessadas , principalmente a Federação e os clubes possam provocar essa discussão de forma objetiva, com os protocolos que puderem já ser discutidos, em linhas gerais, e nós, do grupo de trabalho técnico, que assessoramos o comitê, estamos à inteira disposição para iniciar esse diálogo . A partir desse diálogo que temos conseguido um retorno responsável". 

Capacidade reduzida

O Ministério da Saúde aprovou estudo enviado pela CBF para o retorno de até 30% da capacidade do público nos estádios brasileiros na Série A, a partir de outubro. A informação fou publicada pelo jornal O Globo.

Cada Estado ou município deve adotar uma política sanitária e um protocolo de saúde exigidos pelo Ministério. O aval foi dado pelo ministro Eduardo Pazuello em ofício ao presidente Rogério Caboclo.

A liberação deve ser feita de forma uniforme em território nacional. Dirigentes dos principais clubes cearenses já projetavam a volta dos torcedores às arquibancadas para outubro. Os 30% se referem somente à torcida do clube mandante.

Com informações do Diário do Nordeste.