sexta-feira, 3 de julho de 2020

Pandemia provoca queda média de 14% na doação de sangue no Ceará

O Ceará teve uma queda de cerca de 14% na doação de sangue no segundo trimestre (março, abril e maio) deste ano, em comparação a igual período de 2019, nos seis Centros de Hematologia e Hemoterapia do Interior do Estado e na Capital. As medidas de isolamento social e o receio de ir aos hemocentros contribuíram para essa queda, segundo avaliação dos coordenadores das unidades. Em hemocentros no Interior do Ceará, a baixa chegou a 20%.

De acordo com balanço feito pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), no trimestre de março a maio de 2020, houve 21.150 bolsas de sangue doadas, no Ceará. Em igual período de 2019, foram 24.514. Uma queda de 13,72%.

Para compensar a redução do número de doações de bolsas de sangue, os cinco hemocentros do Interior - em Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte passaram a fazer ligação diária para convidar os doadores cadastrados nas unidades ao ato de doação de sangue por agendamento de dia e horário. Outro esforço dos hemocentros é manter as campanhas de captação externa em cidades das regiões atendidas.

“Essa é a nossa grande estratégia, pois se não fosse a captação em outras cidades, o nosso estoque estaria abaixo da demanda”, explicou o coordenador do Hemocentro de Iguatu, Emanuel Martins.

Demanda

A unidade de Iguatu registrou queda de 20% nas doações voluntárias no período da pandemia, que iniciou, oficialmente, em março. “Nesta última quarta-feira (1º), conseguimos captar 94 bolsas em uma campanha externa, na cidade de Icó”, pontou Martins. “Atendemos a 25 cidades, mas deixamos de fazer trabalho externo em cinco, mais distantes, por medida de segurança”, finaliza.

Os coordenadores dos hemocentros observam que se por um lado houve queda na doação de bolsas de sangue, por outro houve, também, redução na demanda. “Uma situação compensou a outra, pois as cirurgias eletivas foram canceladas e o número de acidentes diminuíram porque os veículos circulam menos”, observou a coordenadora do Hemoce de Sobral, Valéria Vasconcelos. “Tivemos uma queda de 14% e igual taxa na demanda”.

Com informações do Diário do Nordeste.