domingo, 12 de julho de 2020

Campeonato Cearense será retomado segunda-feira e já terá Clássico-Rei na próxima quarta-feira

Datas definidas, locais escolhidos e horários acertados. Está tudo pronto. A bola vai voltar a rolar pelo Campeonato Cearense. A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou a tabela da retomada do Estadual, ontem, com os detalhes do restante da competição, que terá uma verdadeira maratona de jogos e importantes definições já nos próximos dias, inclusive a disputa do Clássico-Rei, tudo com cobertura especial do Sistema Verdes Mares.

O mais importante jogo do futebol cearense será realizado às 22h30min de quarta-feira (15), na Arena Castelão. Esta foi uma das decisões tomadas rapidamente sobre os rumos do Estadual.

A celeridade no processo ocorre pelo fato que, nos bastidores, já estava tudo alinhado para que o futebol fosse retomado no Estado do Ceará. Restava somente o aval do governador Camilo Santana (PT), que veio na última sexta-feira (10). Com isso, coube aos envolvidos colocar em prática o plano de ação que vinha sendo costurado nos últimos dias.

Assim, FCF e os oito clubes participantes do Campeonato Cearense não perderam tempo. Na manhã de ontem, reunião através de videoconferência do Conselho Técnico da FCF com representantes dos oito clubes do torneio definiu os últimos ajustes. A tabela foi divulgada posteriormente, no período da tarde, e cheia de novidades.

Haverá jogo atrás de jogo, começando por amanhã. Serão três partidas logo nesta segunda-feira (13), todas válidas pela 6ª rodada e em turnos diferentes: manhã, tarde e noite.

A bola começa a rolar às 9 horas da manhã. Barbalha e Ceará realizarão jogo que marca a volta do Estadual, no CT Cidade Vozão, em Itaitinga.

Mais tarde, às 14 horas, o Caucaia enfrentará o Atlético/CE, no Estádio Raimundo de Oliveira, o Raimundão, em Caucaia. Às 18 horas, será a vez de Guarany de Sobral e Fortaleza se enfrentarem, na Arena Castelão.

Na quarta-feira (15), haverá a última rodada da fase classificatória, com quatro jogos, incluindo o Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza, na Arena Castelão. Neste dia, já deverá haver a definição dos quatro semifinalistas.

Dependendo da classificação final de alvinegros e tricolores, há a possibilidade de que ambos voltem a se enfrentar nas semifinais, que ocorrerão no fim de semana, com um jogo no sábado (18) e outro no domingo (19). A chance é pequena, mas existe. Se isso ocorrer, serão dois clássicos em cinco dias.

No mesmo dia, também pela 7ª rodada, Ferroviário e Caucaia se enfrentam, às 16 horas, na Vila Olímpica Elzir Cabral, na Barra do Ceará. Data, local e horários das partidas entre Barbalha x Guarany de Sobral e Atlético-CE x Pacajus estão sendo definidos.

As semifinais serão disputadas já no próximo fim de semana, ficando apenas para definir datas das duas partidas que irão decidir o campeonato.

Mudanças

Além dos horários e do espaço de tempo entre um jogo e outro, outras novidades também serão vistas pelos torcedores nestes jogos do Estadual.

“Nosso campeonato terá algumas mudanças. Estendemos o prazo de inscrições para novos jogadores até 24 horas antes da realização da primeira partida da fase final. Conforme determinou a Fifa, aumentamos o número de substituições para cinco. Neste período, teremos a parada técnica obrigatória no 1º e no 2º tempo, em acordo firmado entre o Sindicato dos Atletas e a Federação Cearense de Futebol”, declarou o presidente da FCF, Mauro Carmélio.

Celebração

Apesar do calendário apertado e da necessidade de realização de várias partidas em poucos dias, os presidentes dos principais clubes do Estado celebraram a tabela.

“Estamos muito felizes com a retomada do futebol, retorno e reinício do Campeonato Cearense. Futebol que eleva a autoestima e é uma atividade econômica impactante. Agora é torcer para que as coisas aconteçam da forma planejada e tenhamos aí um calendário que é histórico”, disse Robinson de Castro, presidente do Ceará.

“Muito importante a volta do Campeonato Cearense, uma vez que já estava definido o retorno do Campeonato Brasileiro, da Copa do Nordeste, que fez com que o Estadual ficasse com ainda menos datas. Mas houve uma mobilização muito grande. Essa semana teremos muitos jogos, mas de forma organizada, com a compreensão de todos os players. As finais devem ficar mais pra frente, mas conseguiremos terminar o campeonato”, afirmou Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.

“Com toda a segurança possível, realizaremos grandes espetáculos e o torcedor irá, depois de tanta espera, rever o seu time do coração em campo”, destacou Newton Filho, mandatário do Ferroviário.

Com informações do Diário do Nordeste.