quarta-feira, 1 de julho de 2020

Após lockdown, município de Quixelô inicia flexibilização nas medidas de isolamento

Foto Wandemberg Belém
Quixelô, o menor município da região Centro-Sul do Ceará, encerra nesta quarta-feira (1º), o regime de isolamento rígido (lockdown), após sete dias. A prefeita Fátima Gomes vai assinar hoje à tarde o novo decreto com flexibilização, autorizando a abertura de serviços e comércios essenciais, de acordo com a fase de transição, a partir de amanhã, quinta-feira (2).

“Os demais estabelecimentos permanecem fechados e vão poder fazer vendas por telefone e entrega somente por delivery”, explicou o secretário de Saúde de Quixelô, Rilson de Andrade. “Na cidade, os números estão se estabilizando, mas na zona rural há um crescimento, e isso nos preocupa”.

Quixelô adotou lockdown juntamente com outras cidades da região (Iguatu, Piquet Carneiro, Cariús, Tarrafas e Catarina) com o objetivo de reduzir os casos de Covid-19, a partir de uma mobilização feita pelo prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor.

O secretário de Saúde de Quixelô, Rilson Andrade, ponderou que, apesar da flexibilização, a fiscalização vai continuar e que as lojas autorizadas a abrir a partir de amanhã devem adotar as medidas de segurança e de prevenção. Ele anunciou também a contratação de mais 10 agentes do programa Amigos da Saúde. Os agentes vão orientar os moradores sobre a obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos e de distanciamento social.

A cidade de Quixelô tem 15 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE, e já conta com 245 casos confirmados de Covid-19 e quatro óbitos.

Com informações do Diário do Nordeste.