terça-feira, 14 de julho de 2020

28 internos do sistema penitenciário federal de segurança máxima são transferidos para o Ceará

Vinte e oito internos que cumpriam pena no sistema penitenciário federal de segurança máxima foram transferidos para o sistema penitenciário do Estado. A informação foi confirmada, em nota, pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O órgão ressalta que todos os internos passaram por triagem médica e foram submetidos à testagem para Covid-19, cumprindo até mesmo o tempo de isolamento social preconizado pela Secretaria de Saúde do Ceará.

No entanto, não aponta quais os motivos que levaram os presos a serem trazidos de volta ao Estado, qual a identificação deles, para quais unidades foram encaminhados ou mesmo quando a transferência ocorreu. O Sistema Verdes Mares entrou em contato com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão federal que acompanha a aplicação da Lei de Execução Penal, para obter mais detalhes sobre a transferência e aguarda resposta.

Embora não defina o impacto dessa nova ocupação no já sobrecarregado sistema prisional cearense, a SAP também informou que o mesmo "está preparado para receber e abrigar, com segurança, qualquer interno que esteja sob a sua tutela".

Com informações do Diário do Nordeste.