quarta-feira, 10 de junho de 2020

Tauá, no Ceará, volta a fechar parte do comércio a pedido do Ministério Público

A prefeitura de Tauá, município do sertão cearense, revogou decreto nesta última terça-feira (9), que permitia o retorno irrestrito de atividades do comércio, tais como artigos de couro e calçados, da cadeia têxtil e de roupa, da cadeia de tecnologia da informação, bem como os boxes do mercado público municipal. As vendas já estariam permitidas a partir desta terça.

A medida da revogação foi recomendada pelo Ministério Público Estadual (MPCE), alegando que a decisão da prefeitura do município de reabrir o comércio em sua total capacidade já neste início de junho ia de encontro ao decreto estadual estabelecido pelo governador Camilo Santana.

O Ministério Público demandou ainda que a prefeitura se abstenha de publicar atos que contrariem as autorizações permitidas pelo governo estadual, a não ser que o município de Tauá seja autorizado a ingressar nas próximas fases do plano de retomada econômica.

O decreto estadual 33.617 que detalha como será feita a liberação das atividades econômicas é exclusivo para Fortaleza em sua primeira fase, conforme lembra o Ministério Público.

A prefeitura de Arneiroz também já recebeu uma recomendação preventiva para prestar esclarecimentos ao MP em até 48 horas a respeito das medidas adotadas pelo município, a fim de evitar o descumprimento futuro de normas sobre a mesma medida estadual.

Com informações do G1 Ceará.