quinta-feira, 25 de junho de 2020

Cantores perdem mais de 30 shows no São João por conta do coronavírus; veja lista

O mês de junho é o período do ano de maior número de shows para cantores de forró e sertanejo. As festas de São João geram altos cachês, empregos e renda para instrumentistas, roadies, motoristas de ônibus, técnicos de som e iluminação, entre outros trabalhos. O cearense Jonas Esticado, por exemplo, tinha programado 43 shows que foram cancelados.

O Puxa o Fole ouviu assessorias e empresários de 21 nomes do forró e sertanejo presentes nos principais eventos juninos do país. Os impactos dos cancelamentos dos shows, para evitar aglomerações e a proliferação do coronavírus, são visíveis em acordos de trabalho com membros de bandas e até mesmo com as suspensões temporárias de contratos. Muitos cantores até live fizeram para arrecadar alimentos.

O cantor e sanfoneiro Waldonys, nome forte no Nordeste, contava com 14 shows fechados antes do início da pandemia. Entre eles, um Campina Grande (PB) que já havia sido anunciado no final do ano passado.

Thalis Guerra, empresário da banda Noda de Caju, conta que, até o início de março, foram agendados 13 apresentações do grupo de forró para o São João. Eventos chegaram a ser marcados até para cidades do Pará.

O cearense Alcymar Monteiro contava com agenda de 22 shows com passagens pelas cidades de Macapá (AP), Maceió (AL), Salvador (BA), Caruaru (PE), Recife (PE), Brasília (DF), entre outras. “Os eventos marcados foram até o início da pandemia. Creio que iria para os 35 ou 40 shows”, avalia o forrozeiro.

Leonardo Sinfrônio, fundador da União Nacional de Bandas e Empresas de Eventos (Unbe), avalia que o impacto na cultura das próximas gerações é imensurável, pois não se sabe ainda se artistas e bandas que estavam trabalhando retomarão as carreiras. “Ídolos e novos artistas tendem a parar, pois para os que eram regulares com carteira assinada tiveram prejuízos imensuráveis. Bandas tiveram a contra gosto demissões que custaram de R$300 até R$500 mil”.

Apresentações canceladas em junho:

Jonas Esticado – 43 shows
Saia Rodada – 38 shows
Xand Avião – 36 shows
Luan Estilizado – 35 shows
Dorgival Dantas – 35 shows
Wesley Safadão – 33 shows
Matheus Fernandes – 31 shows
Avine Vinny – 31 shows
Eric Land – 30 shows
Felipão – 30 shows
Mastruz com Leite – 28 shows
Solange Almeida – 27 shows
Gusttavo Lima – 25 shows
Kátia Cilene – 27 shows
Alcymar Monteiro -22 shows
Eliane – 22 shows
Simone e Simaria – 20 shows
Rita de Cássia – 20 shows
Kadu Martins – 15 shows
Waldonys – 13 shows
Noda de Caju – 13 shows

Com informações do Diário do Nordeste.