quinta-feira, 18 de junho de 2020

Jovem autista cearense lança livro de poesia sobre autodescoberta

Aos 14 anos, a cearense Blue Pinto abriu uma janela para o infinito de suas possibilidades. Descobriu-se autista após a observação de sua modulação sensorial (apresentando hiper ou hipo sensibilidade a estímulos externos), capacidade analítica, entre outras características.

A partir de então, vieram o alívio e a felicidade de saber quem se é. Nesta quinta-feira (18), Dia Mundial do Orgulho Autista, a jovem de 17 anos lança seu primeiro livro, “Humana em Demasia”, com reflexões poéticas sobre essa história.

A relação de Blue com a literatura se intensificou aos 13 anos, mas desde os 8 ela já escrevia seus pensamentos por aí. Cecília Meireles, Dostoiévski e Drummond são alguns dos autores que inspiraram a cearense a trilhar o próprio caminho literário, que já começa imbricado com sua biografia.

“O que me motivou, principalmente, foi aquela questão de você querer se expressar, sabe? E aquela vontade de querer falar pro mundo muito daquilo que é uma nova visão do autismo, até mesmo da dor, porque eu sinto dor, meu corpo dói, literalmente. E aí eu tenho uma nova visão sobre essas coisas”, partilha.

Não existe um dado preciso sobre a quantidade de autistas no Brasil, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas no mundo tenham algum grau de autismo, sendo 2 milhões residentes em nosso país.

Com informações do Diário do Nordeste.