sábado, 6 de junho de 2020

Estudantes do interior do Ceará criam canudo ecológico com cana-de-açúcar


Canudos foram desenvolvidos por grupo de estudantes do ensino fundamental. — Foto: Vinícios de Morais Tavares/Divulgação
Pensando em reduzir os impactos ambientais causados pelo plástico, alunos da rede pública de Carnaubal, no interior do Ceará, desenvolveram um canudo ecológico e sustentável a partir da cana-de-açúcar. A principal vantagem em relação ao material de plástico é ter um menor tempo de decomposição na natureza. Enquanto o tradicional pode passar centenas de anos para se decompor, o biodegradável leva de 3 a 5 meses.

Gilvânia Medeiros, professora de Biologia e gestora da Escola de Ensino Fundamental Cosme Rodrigues de Sousa, foi a responsável por orientar o projeto. “Quisemos dar uma solução viável, simples e sustentável. Pensamos em várias alternativas usando plantas da região e encontramos a cana-de-açúcar”, conta. Após isso, os alunos Antônio Robson do Carmo, Rafael França e Kaic Gomes, hoje no 9º ano, ‘botaram a mão na massa’.

O projeto foi desenvolvido durante a maior parte do ano de 2019. Em dezembro, a equipe ficou em 1º lugar na categoria Pesquisa Júnior do Ceará Científico, ação de fomento à pesquisa nas escolas da rede pública cearense.

“Quando nosso canudo se decompõe, já fica no solo para adubar”, resume Robson, um dos alunos.

"Além de estarmos ajudando o meio ambiente, estávamos nos divertindo, influenciando as pessoas e reaproveitando materiais”, acrescenta Kaic.

Os canudos são feitos com as flores da cana, conhecidas popularmente como 'pendão', que tem em média 1,20 metro. O material é cortado em pedaços de 20 cm e colocado ao sol por até 15 dias. “Essa parte da cana, que é coletada durante o corte para venda, era descartada. Agora, ganhou uma grande utilidade”, explica Medeiros. Os outros produtos utilizados são de fácil acesso: algo para cortar, régua e luvas.

Com informações do Diário do G1 Ceará.