sexta-feira, 5 de junho de 2020

Em dois dias, 50 lojas são fechadas e 28 pessoas vão à delegacia por furar lockdown em Caucaia

Foto Kid Júnior
Uma operação fiscalizatória interrompeu o funcionamento de 50 estabelecimentos comerciais não essenciais em Caucaia durante os dois últimos dias. Os alvos da ação da Guarda Municipal e Polícia Militar, finalizada nesta quinta-feira (4), foram lojas no Centro da cidade, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Os espaços não possuem autorização para abrir devido ao isolamento social rígido imposto ao município pelo Governo do Estado no último domingo (31). Acaraú, Camocim, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral também aderiram ao lockdown para conter a propagação da Covid-19 no Ceará.

Segundo a subcomandante da Guarda Municipal de Caucaia, Lívia Pimenta, foram autuados 28 pessoas em flagrante, entre vendedores e proprietários dos equipamentos. Transeuntes em aglomerações ou espaços públicos também foram conduzidos à delegacia.

“Começamos a fazer um trabalho de fiscalização mais rígido, obedecendo ao isolamento social e estamos fazendo diariamente rondas no comércio do Centro de Caucaia. As lojas que não são serviço essencial e não são autorizadas estão sendo fechadas. Fazemos o serviço educativo, mas se permanecer a desobediência, (os infratores) estão sendo conduzidos”, explica.

Pelo decreto estadual durante a pandemia, a multa ao comércio que funcionar sem regulamentação é de R$ 50 mil por dia. O infrator corre risco de detenção em caso de reincidência ou mesmo desacato ao contato policial.

Medidas na cidade

Caucaia é um dos polos de contaminação do novo coronavírus na região, atrás apenas da Capital. Ao todo, são 2.195 infectados e 127 óbitos em decorrência do SARS-CoV-2, sendo dados da plataforma IntegraSUS atualizados às 14h10.

Com informações do Diário do Nordeste.