segunda-feira, 15 de junho de 2020

Cearenses desenvolvem novo teste para coronavirus com previsão de diagnóstico em até 50 minutos

Teste desenvolvido por pesquisadores da UFC e USP entre resultado confiável pra Covid-19 em 50 minutos — Foto: Reuters
Foto Reuters
Novo teste da Covid-19 é realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) juntamente com a Universidade de São Paulo (USP). O método, baseado em tecnologia japonesa, utiliza a genética do vírus para confirmar o diagnóstico da Covid-19. Sendo mais simples, prático e rápido, é capaz de rastrear a presença de fragmentos do material genético do vírus em até 50 minutos.

A proposta, em desenvolvimento há quase um mês, aguarda validação efetiva do método por parte da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), conforme aponta o professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFC, Alexandre Havt Bindá.

“A gente já fez alguns testes, que já estão funcionando. Dependendo da metodologia que você usa, pode até visualizar o resultado a olho nu”, compartilha o pesquisador.

De acordo com Alexandre, a quantidade de testes pode variar dependendo da possibilidade de cada laboratório. Na UFC, por exemplo, as pesquisas são realizadas em blocos, com 96 poços.

Esse mesmo teste está sendo empregado pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com valor de custo de R$ 94. O professor afirma que a pesquisa busca baratear o custo, mas antes será preciso validar a amostra. “Apesar de terem validado em São Paulo precisa ser validada no local onde vai ser executada”, acrescenta.

Testes

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são utilizados dois testes para identificação da doença no Brasil. Os testes rápidos (IgM/IgG) apontam a presença de anticorpos no sangue, podendo mapear a população já contaminada, enquanto o RT-PCR (Reverse Transcription - Polymerase Chain Reaction) verifica a presença de material genético do vírus, confirmando se a pessoa se encontra com Covid-19.

A nova pesquisa, por sua vez, se propõe a realizar o rastreio genético do vírus. Conforme o pesquisador, o teste pode ser realizado com uma temperatura regular entre 60 °C a 70 ºC, executado em qualquer ambiente que tenha um pequeno material de laboratório, e a leitura do diagnóstico pode ser realizada de modo mais simples.

“Aqui na UFC estamos tentando trabalhar nas duas vertentes, tanto testar novas drogas ou direcionamento de drogas, como também de desenvolver essas tecnologias de diagnóstico mais rápido”, explica Alexandre.

Parceria

A parceria entre UFC e USP de Ribeirão Preto ocorre principalmente através do professor e virologista Eurico Arruda Neto. Na UFC, a equipe da pesquisa é liderada pelos professores Aldo Lima e Alexandre Havt, com participação dos docentes Armênio Santos, Pedro Magalhães, Marcellus Souza, Miguel Souza e Roberto da Justa.

No Hospital São José, em Fortaleza, há participação dos médicos Érico Arruda e Melissa Medeiros. Enquanto, do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE), atuam as farmacêuticas Liana Perdigão, Vânia Viana e Karene Cavalcante.

Com informações do G1 Ceará.