sexta-feira, 12 de junho de 2020

Agricultores rompem ilegalmente parede auxiliar do Açude Orós para obtenção de água

Foto Wandenberg Belem
Um grupo de agricultores do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos, na região Centro-Sul do Ceará, arrombou, nesta última quinta-feira (11), parte da parede de uma barragem auxiliar, no Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará. O objetivo é fazer com que a água reabasteça, por gravidade, o Açude Lima Campos e em seguida possa irrigar áreas de produção agrícola.

Usando enxadas, chibancas e outras ferramentas, os irrigantes fizeram um corte na parede liberando a água em direção ao túnel para reabastecimento do Lima Campos. O presidente da Associação do Distrito de Irrigação Icó-Lima Campos (Adicol), Francisco Canindé de Souza, disse que a abertura da parede do reservatório é "para salvar culturas de capim, goiaba, banana e coco". 

“Os irrigantes estavam cansados de esperar por uma decisão da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), que não respondeu ao nosso pedido de transferência de água do Orós para o Lima Campos. Então apoiamos essa decisão de cortar a parede". justificou.

Produção Agrícola

Canindé lembra ainda, que nos últimos cinco anos, os irrigantes já tiveram prejuízos elevados com a perda de culturas agrícolas por falta de água. “Era preciso fazer alguma coisa, não tinha mais como esperar”, frisa. “A água agora escorre por gravidade e vai salvar a produção agrícola”.

Com informações do Diário do Nordeste.