sexta-feira, 15 de maio de 2020

Cantores de forró iniciam lives de São João; veja programação

Os cantores de forró começaram a anunciar lives de São João nesta semana. O mês de junho ainda não chegou, mas a preocupação com a ausência de shows do período é visível. No ar, o sentimento de saudade das apresentações em grandes palcos. Flávio José, Felipão, Mara Pavanelly, Jonas Esticado e Samyra Show são alguns dos nomes que divulgaram artes nas redes sociais com datas e horários das transmissões virtuais.

Apresentações em grandes praças públicas, como em Campina Grande (PB), já foram adiadas. A saída, financeira e artística, das bandas foram as lives. Desde as primeiras transmissões, em março, empresas de diversos segmentos, até aquelas que não víamos anunciar, apostaram na divulgação via streaming musical. Dorgival Dantas foi o primeiro a realizar um ensaio de São João Virtual. Já Mara Pavanelly foi a primeira forrozeira a anunciar o próprio arraiá pela internet. Realizada nessa última quinta-feira (14), a cantora foi de “Anunciação” a “Frevo Mulher” no repertório junino. Hits consagrados na voz da vocalista, como “Planeta de Cores”, animaram os internautas.

No cenário da produção transmitida no YouTube, foram colocados bandeirinhas, barraquinhas e comidas típicas. A produção ainda contou com a participação virtual de nomes como Léo Santana, Solange Almeida, Silvero Pereira, entre outros. “Está sendo muito doloroso perder uma época tão linda e tão importante para o forró, como é o São João.

Em junho, abdicamos do convívio familiar. O único ponto positivo agora, por ficarmos em casa, é o de ficar perto da família”, avalia Mara Pavanelly.

Impactos

Outro nome que destaca a saudade dos fãs é o cantor Felipão. O último show do forrozeiro, antes da pandemia do coronavírus, foi no Carnaval de Aracati. Depois do período momino, ele entrou de férias e, na volta para casa, foi surpreendido pelos diversos casos da doença. “Esse ano era tido como promissor.

Tinha cerca de 30 agendamentos de festas. Tudo mudou. Tem gente que está dando o ano como perdido, mas nós estamos lutando e torcendo para isso mudar logo”.

Sem saber do cenário que estará o mês de junho, Felipão aposta em uma live no dia 6, direto do Ceará. “Sou de Campina Grande, um dos lugares mais tradicionais do período junino. Não poderia deixar de realizar um evento, mesmo que virtual”. No repertório, o cantor promete blocos musicais com canções de Luiz Gonzaga, Fagner, Zé Ramalho, entre outros artistas.

Felipão conta que só passou um grande período sem cantar forró quando havia deixado a gênero nordestino para seguir carreira gospel.

“Na época, quando estava na Igreja, passei mais de um ano sem cantar, mas foi intencional. A gente sente falta. Está pesando, tanto para os fãs quanto para gente”.

Outros cantores como Michele Andrade e Flávio José, dono de “Espumas ao Vento”, também marcaram live. Do sertanejo, Gustavo Mioto e a dupla Hugo e Guilherme farão transmissões juninas.

Lives no YouTube:

Samyra Show
30/05 – 16h

Arraiá Bell Marques
06/06 – 18h

Arraiá Hugo e Guilherme
06/06 – 20h

Arraiá Pé de Serra – Michele Andrade
07/06

Arraiá do Felipão
06/06 – 17h

Arraiá do Jonas Esticado
19/06 – 21h

São João do Mioto
19/06 – 20h

Flávio José
23/06

Com informações do Diário do Nordeste.