quarta-feira, 6 de maio de 2020

"Esse é o único caminho em que a gente pode reduzir a velocidade de transmissão desse vírus", diz Camilo Santana sobre isolamento social rígido

Camilo Santana defende que o isolamento social rígido é o caminho possível para a redução do número de casos de Covid-19
Em entrevista para o canal CNN na tarde desta quarta-feira, 6, o governador Camilo Santana fez um apelo para o cumprimento das medidas do decreto de "isolamento social rígido”, que entra em vigor no Estado. Segundo o chefe do Executivo, o objetivo é ganhar tempo para a ampliação do serviço de saúde no Estado. Atualmente, a situação é considerada crítica, pois 97% dos leitos da capital estão ocupados além de outros 93% da rede estadual de saúde.

O governador ressaltou que a rigidez no isolamento também deve-se ao aumento do descumprimento do decreto atual e o crescimento da curva na capital em torno de 80%. “A diminuição do isolamento se deu fortemente nas últimas duas semanas. Bairros chegaram a 30% do isolamento. Ampliamos 463 novos leitos de UTI nos 45 dias, e a grande maioria na capital, um aumento de 63% do que tínhamos antes da pandemia. Mesmo assim o isolamento não estava sendo suficiente para diminuir a velocidade da propagação” afirmou.

Segundo Camilo, as medidas são “urgentíssimas” para reduzir a capacidade de transmissão aqui na Capital e desafogar o sistema de saúde. “Tem sido feito um esforço enorme tanto do Estado quanto do Município para garantir que a população receba o atendimento. Para não chegar na situação em que um médico tenha de optar quem será o paciente que será colocado em uma UTI ou no respirador” diz.

O governador aponta para a importância do serviços básico de saúde, visto que a maioria da população infectada procura atendimento já com sintomas muito graves nos centros de saúde. "Eles já chegam nas unidades precisando de respirados, então o trabalho desses serviços [atenção básica] são fundamentais que evitar que essa pessoas se agravem e precisem de leitos de UTI”, avalia.

Apenas em Fortaleza, 97% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados. Segundo Camilo, até este sábado, 9, a meta é implantar mais 100 leitos de UTI só na Capital, com 78% respiradores que já estão sendo montados. “Nós queremos que a população compreenda neste momento a importância de cumprir este decreto, de cumprir o isolamento. Não há vacina para esta doença. Esse é o único caminho em que a gente pode reduzir a velocidade transmissão desse vírus”, afirma.

Mesmo usando o termo "isolamento social rígido", o decreto publicado nesta terça prevê regras semelhantes às adotadas no lockdown de São Luís. Será proibida a circulação de pessoas que não seja para comprar alimentos, produtos de limpeza e medicamentos; buscar atendimento médico ou veterinário; atendimento a idosos ou crianças, atividades consideradas essenciais.

“O grande objetivo não é punir nem penalizar alguém, mas fazer com que as pessoas cumpram esse decreto pelo bem, para minimizar a pandemia na Capital” diz Camilo. O governador do Ceará prorrogou por mais 15 dias o decreto de isolamento social no estado, que agora valerá até o dia 20 de maio.

Com informações do O Povo.