sexta-feira, 15 de maio de 2020

Com atraso, Ceará receberá no próximo domingo 200 respiradores da China

Equipamentos serão usados em unidades de saúde do estado. — Foto: Divulgação/Governo do Ceará
O Ceará espera receber, até o próximo domingo (17), a primeira remessa com 200 ventiladores mecânicos pulmonares adquiridos de uma empresa estatal chinesa no mês de março, quando o Governo do Estado comprou 700 equipamentos. Os itens serão usados em pacientes que necessitam de intubação após agravamento do quadro clínico por Covid-19.

Os equipamentos desembarcarão no Aeroporto de Fortaleza em meio ao crescimento da propagação do coronavírus no Estado.

O secretário estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, informou a nova data de entrega dos equipamentos na manhã desta sexta-feira (15), em entrevista virtual com jornalistas.

“Houve um atraso na entrega desses produtos que evidentemente prejudicou o sistema. Nós tínhamos feito um planejamento em etapas. Então, esses respiradores já teriam facilitado a atenção das nossas próprias unidades”, afirma.

A previsão era de que o lote inicial chegasse ao Ceará no dia 30 de abril, como consta no portal de compras do Estado, o Sistema de Gestão Governamental. Conforme a plataforma, a segunda remessa de 300 unidades seria entregue até 30 de maio, e as outras 200, até o final de junho.

Contudo, os primeiros 200 respiradores embarcaram para o Brasil somente em 10 de maio, segundo anunciou o governador Camilo Santana, durante transmissão nas redes sociais no último dia 7.

Segundo Dr. Cabeto, a aquisição de ventiladores mecânicos é apenas uma das ações estratégicas para a assistência eficaz aos contaminados. “Isso demanda do sistema de saúde uma estrutura, além de pessoal, insumos e treinamentos, de encaminhamentos, de transferência de uma sistema para outro de forma hábil, de um Samu bem eficiente”.

Com informações do G1 Ceará.