sexta-feira, 13 de março de 2020

Duplicam casos de dengue em Icó

Foto Gustavo Veras
Relatório da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) revela que os casos de dengue, no município de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, duplicaram desde a última terça-feira (03), até esta última quinta-feira (12). A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Icó, que engloba os municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari, indicou que Icó lidera na região Centro-Sul do Ceará os casos de dengue.

Em Icó, na última terça-feira, (03) foram confirmados 41 casos de dengue. Dez dias depois, o número de casos confirmados pulou para 82. Outros 131 estão em investigação e 28 foram descartados.

Segundo o setor de Epidemiologia do município, depois de 15 anos, o vírus da dengue tipo 2 voltou ao município, que é considerado um dos mais agressivos. Dois casos de chikungunya também foram confirmados em Icó.

Carros fumacês estão realizando o segundo ciclo na cidade, que se estenderá até o próximo dia 18.

Em Orós, um caso de dengue foi confirmado.

Mosquito

O mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses – dengue, chikungunya e zika vírus – costuma picar durante o dia, especialmente nas primeiras horas da manhã ou no fim de tarde. É mais comum picar nas pernas, tornozelos ou pés.

Com informações do Diário do Nordeste.