sexta-feira, 13 de março de 2020

Coronavírus: Universidade Federal do Ceará suspende atividades com mais de 100 pessoas

A Universidade Federal do Ceará (UFC) informou nesta sexta-feira (13), que estão suspensas todas as atividades que reúnam mais de 100 pessoas na instituição, como forma de prevenção do coronavírus, que transmite a doença Covid-19.

Os Encontros Universitários, sediados na UFC, também sofreram o impacto dessas medidas. O evento aconteceria em abril de 2020 e foi adiado para 20, 21 e 22 de maio, deste ano.

Um comitê da universidade recomenda adoção prioritária de atividades acadêmicas de modo remoto, deixando a critério da direção de cada unidade. O objetivo das medidas atividades é reduzir os encontros presenciais e evitar impactos no calendário acadêmico, que permanece sem alterações.

Em Ofício Circular, a reitoria destaca que outra medida tomada pelo comitê de gerenciamento de crise sobre o novo coronavírus foi a suspensão de visitas de pessoas vindas do exterior e de todas as viagens internacionais por servidores docentes, técnico-administrativos e discentes da universidade.

Sem confirmações no Ceará

Em todo o Ceará, há 20 pacientes monitorados pela suspeita da doença e nenhuma confirmação, conforme o mais recente boletim da Secretaria da Saúde do Estado.

O Governo do Ceará anunciou na noite de quinta-feira liberou R$ 45 milhões para implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado.

As secretarias de Fortaleza e do Ceará ressaltaram que o plano de combate à Covid-19 atualmente tem como foco a vigilância. A suspensão de eventos e fechamento de instituições só seriam necessários na fase de transmissão, que pode ou não chegar.

"Não estamos autorizados a suspender hoje essas atividades [eventos públicos], mas quem tiver sinais de infecção não deve ir a locais com aglomeração e, os idosos, por serem grupos de risco, também devem se proteger", disse o secretário.

Com informações do G1 Ceará.