domingo, 16 de fevereiro de 2020

Ônibus que saiu de Iguatu colide com caminhão e provoca mortes, no estado de Minas Gerais

Foto Arcênio Corrêa/G1
Um acidente entre um ônibus e um caminhão foi registrado na BR-365, na manhã deste sábado (15), próximo a Luizlândia do Oeste, distrito de João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, um caminhão de gado estava parado na pista e o ônibus bateu na traseira dele.

Dois passageiros morreram no local. Os corpos das duas vítimas (um homem e uma mulher) foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Paracatu. Além disso, um terceiro passageiro faleceu no hospital. Alguns passageiros ficaram gravemente feridos e foram levado para hospitais da região.

O trecho da rodovia ficou interditado nos dois sentidos por cerca seis horas e gerou congestionamento de sete quilômetros em cada sentido, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A perícia esteve no local e realizou os procedimentos de praxe.

O ônibus saiu de Iguatu, no Ceará, na manhã de quinta-feira (13), e seguia para São Paulo, com 41 passageiros e dois motoristas. 

Já no caminhão havia 97 animais. Dois morreram. O veículo saiu de Montes Claros e seguia para Campina Verde.

A vítima mais grave, uma criança de 3 anos, foi conduzida pelo helicóptero Arcanjo dos Bombeiros para a Santa Casa de Montes Claros, no Norte de MG. Segundo a unidade de saúde, o menino apresenta uma fratura bilateral de fêmur e suspeita de traumatismo crânio encefálico. O estado dele é grave e respira com a ajuda de aparelhos.

Quatro vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares, em João Pinheiro. Segundo a unidade, três já receberam alta. A outra passageira foi transferida para o Hospital Regional de Patos de Minas. A unidade não informou o estado de saúde dela.

Outros feridos estão sendo atendidos na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em Pirapora, no Norte de MG. O hospital confirmou a morte de um passageiro do ônibus após dar entrada na unidade. A fundação ainda está levantando o número de pessoas feridas.

Versões dos motoristas

Segundo o motorista do caminhão, Gicélio de Freitas Macedo, o veículo parou no meio da pista após após problema mecânico. "Estava chovendo, a mangueira do freio estourou e o caminhão parou. Eu estava acelerando para tentar destravar a roda e alinhar o caminhão, mas o ônibus veio atrás e bateu", afirmou.

O motorista do ônibus, João Paulo Nascimento, ainda informou que no momento do acidente chovia muito e o caminhão parado estava sem sinalização "E vinha uma carreta com farol alto na pista contrária. Quando ela passou, não deu tempo de desviar do caminhão."

O representante da empresa de ônibus, Rafael Oliveira da Silva, informou que a companhia tem autorização para fazer esse tipo de viagem e que está prestando assistência aos passageiros. Disse ainda que aqueles que não ficaram feridos foram levados para um hotel até que um novo ônibus chegue para leva-los até São Paulo.

Conforme a PRF, tanto o ônibus quanto o caminhão estavam com a documentação em dia e não foram apreendidos. Os passageiros que não ficaram feridos foram levados para um hotel no Distrito de Luizlândia do Oeste.

Com informações do G1.