Um ataque de serpente ocorreu na tarde desta última segunda-feira, 30, no sítio Mandacaru, na zona rural de Icó. O jovem Natanael de Souza, de 21 anos, estava em um roçado trocando canos de irrigação quando ao pisar no capim, foi atacado por uma cobra da espécie jararaca, no pé.
Natanael de Souza foi socorrido inicialmente para o Hospital Regional de Icó, onde recebeu os primeiros socorros às 17 horas, e em seguida foi transferido para o Hospital Regional do Cariri de Juazeiro do Norte para ter tratamento especializado e aplicação de soro antiofídico, que não é disponível nos hospitais polos regionais.
Sintomas e cuidados
Os sintomas para quem é picado por cobra venenosa são dor, inchaço no local, manchas arroxeadas, sangramento pelos orifícios da picada, na boca (nas gengivas) e também pela urina.
As dicas para quem é picado são lavar apenas o local com água, sabão ou soro fisiológico. Manter o paciente deitado e o mais calmo possível, porque agitado o sangue se espalha mais rápido e o veneno também.
O paciente dever ser hidratado com pequenos goles de água. O soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. É formado por anticorpos e o seu objetivo principal é neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos humanos.
Com colaboração de Richard Lopes.