terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A maioria dos consumidores de Iguatu aposta no branco para chegada de 2020

Foto de Wandenberg Belém
Para encerrar o ano com boas vibrações, muitas pessoas adotam algumas simpatias, superstições e seguem algumas tradições: pular as sete ondas, comer lentilha, castanha e romã. Uma das mais comuns é usar roupas de determinadas cores. A cor branca é a preferência da maioria e domina as vitrines e balcões das lojas.

Em Iguatu, no Centro-Sul cearense, muitas pessoas foram às compras no último dia do ano para a chegada de 2020 de roupa nova.

Na vitrine das lojas no centro comercial de Iguatu, os manequins estão vestidos com as cores da preferência da maioria dos clientes para o Réveillon: branca e amarela.

Fernanda Alves, gerente comercial, confirma que as cores influenciam nas vendas. “Estamos vendendo bem o branco e amarelo, camiseta, blusa, bermuda, peças para homens e mulheres”, disse.
Simbolismo

Para muitas pessoas a passagem de ano é cercada de simbolismo, e comemorada de diferentes maneiras. A cor branca por exemplo representa a paz.

Ivan Lourenço, pintor, disse que usa o branco por justamente simbolizar a paz. “Eu e minha esposa sempre usamos branco”, disse.

A agente de Saúde, Noélia Bandeira, confirma a tradição. “Todos os anos gosto de vestir roupas brancas”, disse.

Já a dona de casa, Andréa Nunes, disse que prefere o amarelo. “Representa dinheiro, esperança e quero entrar 2020 com grana no bolso, junto da família”.

Simone Carvalho, professora, disse que vai para a igreja. “Somos evangélicos e depois do culto, vamos para casa”, disse. “Vou usar preto porque não é a roupa que vai mudar minha atitude, me fazer uma pessoa melhor”.

A aposentada, Marilena Costa, não come carne de ave no Réveillon. “Não dá sorte”, acredita.

Missa

Ainda é costume na cidade de Iguatu a celebração da missa de ano novo ao lado da igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, reunindo devotos na praça. O evento religioso começa por volta das 22 horas e termina à meia-noite, na passagem do ano.

Os participantes se abraçam, rezam, cantam e tem a queima de fogos de artifício. “É a celebração da paz”, frisou o padre Carlos Roberto Alencar.

À noite, muitos moradores costumam ficar na praça da Matriz, onde há vários restaurantes em seu entorno, aguardando a chegada de 2020 e a queima de fogos patrocinada pela Prefeitura.

Com informações do Diário do Nordeste.