No último sábado (09), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) entregou 70 mil alevinos de tilápias (55 mil) e carpas (15 mil) a pescadores artesanais e aqüicultores de Quixelô.
A solenidade ocorreu às margens da barragem Maracajá, um dos 10 açudes e barragens atendidas pelo projeto da coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura (Copea/SDA), e foi comanda pelo secretário De Assis Diniz e pela prefeita Fátima Gomes.
“É a primeira vez que recebemos (o Peixamento), que era uma reivindicação antiga dos nossos pescadores. Apesar dos nossos maiores reservatórios estarem secos, existem outros com capacidade para receberem os alevinos”, destacou a prefeita. “Agradeço ao nosso governador Camilo Santana e ao secretário De Assis Diniz pela chegada deste projeto em Quixelô que, com certeza, irá alavancar a economia da nossa cidade”, completa.
A previsão é que Governo do Ceará distribua 5,5 milhões de alevinos e beneficie 60 mil pescadores que vivem em torno dos mil maiores açudes e barragens do Estado. O investimento é de R$ 800 mil e a estimativa de produção é de 1.200 toneladas de peixes em todo Estado. Até o momento, oito municípios cearenses foram atendidos com a entrega de 695 mil alevinos. São eles: Aiuaba, Arneiroz, Cariús, Iguatu, Jucás, Parambu, Quiterianópolis e Tauá.
“O projeto tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, justifica De Assis Diniz. Com a diversificação das espécies, a Secretaria poderá indicar as variedades com maior lucratividade, apontar os próximos passos do fomento à atividade e dimensionar a cadeia produtiva no Ceará.
Além de quase dobrar o investimento, em relação ao ano passado, o Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2019/2020 inova na atual edição entregando alevinos de carpa, tambaqui e curimatã. Na edição anterior, o Peixamento entregou 4,64 milhões de alevinos de tilápia e investiu R$ 450 mil.
A produção estimada em decorrência do projeto foi de 928 toneladas de peixe, contra a atual de 1.200 toneladas.
Também estiveram presentes na solenidade: o vice-prefeito Jackson Melo; o chefe de gabinete, Aldir Junior; o secretário Hélio Gomes, e os vereadores Lucas Melo e Ze Francisco. Além destes os representantes da Codep, Coágua e Copea: Márcio Peixoto, Guido Colares e Juliana Albuquerque.