quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Câmara Municipal de Iguatu promove audiência pública para discutir fechamento do colégio Ruy Barbosa, instituição da Cnec

O Centro Educacional Ruy Barbosa funcionou exatos 60 anos na cidade de Iguatu. A instituição foi fundada em 5 de novembro de 1959. O colégio é integrante da Companhia Nacional de Escolas da Comunidade (Cnec) e anunciou no último dia 22 que este será o último ano letivo.

A direção da escola já se reuniu com professores, funcionários, pais e alunos, confirmando a decisão da Cnec. A decisão da Cnec obteve ampla repercussão na cidade.

Mediante o anúncio, houve um sentimento de tristeza, indignação, entre os alunos, docentes e pais. Nas redes sociais, começou um movimento de ex-estudantes contra o fechamento da escola, a venda do imóvel e a favor da guarda do acervo histórico da instituição que foi dirigida durantes décadas pelo professor, Édson Luis Cavalcante de Gouvêa.

A diretora Íris Cristina Lima, que há dois anos assumiu a direção do colégio, preferiu não gravar entrevista, mas confirmou a decisão da Cnec e mostrou certa indignação com o que ocorreu, pois disse que tentou parceria com empresários locais, buscou ampliar a matrícula, mas o fluxo de saída de alunos permaneceu. Ela lamentou a falta de apoio da comunidade local.

Quando assumiu a direção da escola, havia rumores na cidade acerca do fechamento do colégio, e houve tentativa para reverter o quadro de matriculados a cada ano mais reduzido.

Uma funcionária que pediu para não ser identificada frisou que o movimento deveria ter ocorrido no passado com apoio à instituição, matrícula de alunos. “Era evidente a quantidade de alunos que saia a cada ano”, lembrou.

O ex-prefeito, Elpídio Cavalcante, que doou uma área de terra para a construção da quadra de esporte do colégio, disse que o acervo será doado e foi contundente: “Uma escola não pode funcionar sem alunos, a escola está fechando por esse motivo”.

Atualmente, o colégio tem cerca de 170 alunos. O fechamento decorre do reduzido número de estudantes. O estabelecimento já chegou a ter mais de 1500 alunos.

A CNEC já chegou a ter mais de dez escolas no Ceará, mas hoje tem sete. Nos últimos anos, várias escolas da instituição encerraram atividades.

Depoimentos

Na manhã desta quinta-feira, 31, o clima era de tristeza entre pais e alunos. Daiane Virgínia, mãe de aluno, que faz a segunda série do Fundamental I, confirmou que as crianças estão sentindo o peso da decisão. “A gente recebeu a notícia com muita tristeza, porque existe afeto pela escola, um vínculo com essa instituição, pois alguns pais aqui estudaram também”.

O aluno Heitor do 4º ano do ensino fundamental foi incisivo: “Fiquei muito triste quando chegou essa notícia de que meu colégio ia fechar, mas algumas pessoas já sentiam que isso ia acontecer, falta de alunos, de recursos, que evidenciavam para esse problema. Estou muito triste, mas infelizmente segue a vida”. O avô dele, Francisco Luís, aposentado, lembrou que filhos estudaram no Ruy Barbosa e que “infelizmente o neto não vai continuar”.

Daniel Luciano, aluno do 3º ano, disse que a sala de aula está triste. “A gente estuda aqui desde o maternal, e essa escola é a nossa história, mas não há muito o que possa fazer”.

José Luciano de Araújo, pai de aluno e professor da rede estadual, lembrou que a geração dele foi construída no Ruy Barbosa. “Essa decisão é um desacato à Educação, há muitos profissionais formados que estudaram aqui, com destaque. Aqui é nossa história, é tudo que construímos”.

Gorete Araújo, pedagoga, disse que os filhos estudaram no colégio Ruy Barbosa, desde o ensino fundamental e destacou a proposta pedagógica da Cnec. “Iguatu está tendo um prejuízo enorme com o fechamento, além do massacre à história, e essa decisão é um desrespeito à oportunidade dos filhos dos trabalhadores, que agora fica refém às opções que têm aí no mercado”.

No site da Cnec há as seguintes informações:

Com mais de 75 anos de atuação, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), fundada pelo Professor Felipe Tiago Gomes, tornou-se uma grande rede educacional que já formou milhares de pessoas em seus diversos segmentos. Na CNEC, o aprendizado é ao longo da vida, somos uma instituição geradora do conhecimento que acredita na capacidade do ser humano de se descobrir, de se reinventar e de atuar como líder e incentivador nas diversas áreas da vida.

Números

+200

instituições pelo Brasil

19

unidades da Federação

+89 milhões de reais investidos em gratuidade em 2018

+5 mil colaboradores

Com informações do Diário do Nordeste.