Por meio do WhatsApp, mais uma vez, os criminosos estão agindo para roubar dados e informações de usuários. Desta vez estão utilizando a recente notícia de liberação do saldo do FGTS.
Um golpe com essas característica foi identificado por um laboratório especializado em encontrar fraudes na internet. Em apenas dois dias, mais de 100 mil pessoas caíram no golpe. São aproximadamente dois mil acessos por hora.
Na mensagem, os criminosos perguntam se a pessoas deseja sacar todo o FGTS ou apenas uma parte e perguntam, também, se foi sacado algum valor nos últimos três meses. Ao enviar a resposta, a vítima encaminha mensagem automaticamente para 10 contatos da agenda. Com o clique o celular fica vulnerável para que os criminosos tenham um canal direto com a vítima, enviando novos links que podem acessar contas bancárias, senha de e-mail e arquivos do celular.
A Caixa Econômica Federal informou que está tomando providências para inibir o golpe. Mas desde já é preciso tomar cuidado com o que chega pelo telefone celular.