Agora é oficial, o conjunto arquitetônico histórico do Campo de Concentração criado em Senador Pompeu na seca de 1932 é patrimônio histórico do Município. O Termo de Tombamento foi assinado publicamente pelo prefeito Maurício Pinheiro Jucá, no sábado (20), ao lado do antigo Casarão da Inspetoria.
A programação teve início às 7h, com missa de Ação de Graças, celebrada pelo bispo diocesano de Iguatu, dom Edson de Castro Homem e pelo pároco João Melo dos Reis.
Em seguida, o prefeito Maurício Pinheiro, o promotor de Justiçada Comarca local, Geraldo Nunes Teixeira e o advogado e o pesquisador Vadecy Alves, destacaram ao público a importância da concretização do tombamento para o Município e a história da seca para o Ceará e o mundo.
Completando a programação especial, foram realizadas visitas mediadas ao sítio histórico do Campo de Concentração do Patu, como o “curral humano” onde morreram milhares de flagelados ficou conhecido em uma das piores secas do Estado.
A proposta de preservação foi apresentada por Valdecy Alves ao representante do Ministério Público Estadual na cidade, Geraldo Nunes Teixeira, contando com o imediato apoio do prefeito, designando uma equipe para agilizar o tombamento.
Com informações do Diário do Nordeste.