A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos(Funceme) prevê chuvas isoladas para o último fim de semana de maio, principalmente, nas regiões Central e Norte do Ceará. Entre as 7h de quinta-feira (23),e as 7h desta sexta-feira (24), as maiores precipitações foram em Groaíras, Granja e Umari.
Segundo o órgão, a presença de nuvens sobre o território do Ceará indica nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea. Há ainda chance de chuva no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, no Sertão Centrale Inhamuns.
Sábado
Para o sábado (25), a Funceme prevê condições semelhantes com nebulosidade variável com chuva isolada no Litoral, no Maciço de Baturité, na Região da Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe.
Domingo
A previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuva nas regiões Central e Norte e, no Sul, possibilidade de precipitações. Há uma tendência de que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) fique mais perto da costa Norte do Nordeste, o que pode provocar precipitações, segundo a Funceme. A Zona de Convergência é o principal sistema indutor de chuva no Ceará, de fevereiro a maio. “Caso este cenário indicado aconteça, o Ceará pode receber melhores chuvas sobre o litoral e áreas do centro-norte do estado”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Funceme.
Chuvas em mais de 30 municípios
O Ceará registrou no intervalo entre as 7h de quinta-feira (23, e as 7h desta sexta-feira (24), chuvas em apenas 31 municípios. As maiores precipitações aconteceram em Groaíras (26 mm), Granja (23 mm) e Umari (21,6 mm).
10 maiores chuvas por posto no dia:
(41 postos com chuva de 69 informados)
Groaíras (Posto Groaíras): 26.2 mm
Granja (Posto Pessoa Anta): 23.0 mm
Umari (Posto Umari): 21.6 mm
Viçosa do Ceará (Posto Manhoso): 18.0 mm
Umari (Posto Sítio Canto): 17.2 mm
Granja (Posto Sambaiba): 16.8 mm
Coreaú (Posto Ubaúna): 16.0 mm
Itapajé (Posto Itapajé): 14.4 mm
Uruoca (Posto Campanário): 14.0 mm
Paracuru (Posto Paracuru): 13.3 mm
Com informações do Diário do Nordeste.