segunda-feira, 29 de abril de 2019

Chove em mais de 90 municípios do Ceará entre as manhãs de domingo e segunda-feira

O Ceará registrou precipitações em pelo menos 94 municípios entre 7h de domingo (28),e 7h desta segunda-feira (29), conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Tamboril, no Sertão dos Inhamuns, foi a cidade que mais registrou chuvas com 59,0 milímetros. Houve precipitações também em Santa Quitéria (57,4 milímetros), Hidrolândia (56 milímetros), Aquiraz ( 56 milímetros) e Tauá ( 45 milímetros).

De acordo com a análise de imagem de satélite e resultados de modelos numéricos, a avaliação dos meteorologistas da Funceme é de cenário mais favorável para chuvas no centro-sul do Ceará ao longo de segunda. Isto ainda se deve à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deverá contribuir para a formação de áreas de instabilidade que irão trazer precipitações mais significativas para a área informada com previsão de eventos de chuva, ou seja, os registros deverão atingir mais de 50% do território.

Situação hídrica

Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 74 apresentam volume abaixo dos 30%. O Castanhão, principal açude do estado, tem apenas 5,36% da sua capacidade total de armazenamento de água.