quinta-feira, 28 de março de 2019

Sobe para 23 o número de açudes sangrando no Ceará

Há uma semana, 20 açudes sangravam no Ceará. Com as chuvas do fim de março, o número chega a 23, segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ainda assim, o Estado opera com apenas 13,8% da capacidade dos reservatórios.

Um dos mais recentes a sangrar foi o açude Missi (com capacidade de 65,3 hm³), em Miraíma, município distante 206,2 km de Fortaleza. Também em Miraíma, sangrou o São Pedro Timbaúba. O açude de maior capacidade entre os que sangram é o Itaúna, em Granja, na Região Norte do Estado.

Na Capital, o Cocó continua operando quase na totalidade, com 99,97%. 

São 94 observatórios com volume inferior a 30% de sua capacidade total. Oito desses continuam totalmente secos.

Confira todos os açudes sangrando às 15 horas desta quinta-feira, 28 de março:

Acaraú Mirim (Massapê), Angicos(Coreaú), Batalhão(Crateús), Batente (Ocara), Caldeirões (Saboeiro), Cauhipe(Caucaia), Diamantino II (Marco), Gameleira (Itapipoca), Gangorra(Granja), Germinal (Palmácia), Itapebussu (Maranguape), Itaúna(Granja), Jenipapo (Meruoca), Maranguapinho (Maranguape), Missi (Miraíma), Quandu(Itapipoca) São José I (Boa Viagem), São Pedro Timbaúba(Miraíma) São Vicente (Santana do Acaraú), Tijuquinha(Baturité), Tucunduba (Senador Sá), Valério (Altaneira) e Várzea da Volta (Moraújo).