Pelo menos 115 municípios do Ceará registraram chuvas no intervalo entre as 7h de terça-feira (26), e as 7h desta quarta-feira (27), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As maiores precipitações do intervalo de 24 horas foram observadas em dois postos do município de Viçosa do Ceará, que fica localizado na macrorregião da Ibiapaba: 76,2 mm (Posto Sede) e 51 mm (Posto Lambedouro).
Com as chuvas recentes, Viçosa já ultrapassou, inclusive, a média esperada para o mês de março. A normal climatológica do município é de 300,5 mm e hoje já são observados 345,1 mm, o que representa desvio positivo de 14,9%.
As “águas de março” já são melhores para o estado como um todo em relação ao mesmo período de 2018. Apesar de ainda não ter atingido a média, o observado até este dia 27 é de 197,3 mm contra 127,8 mm do ano passado.
“O mês ainda não terminou e as chuvas continuar a banhar o Ceará. O volume acumulado é bem próximo à média climatológica, que é 203,4 milímetros. As chuvas têm sido provocadas, principalmente, pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor nesta época do ano”, reforça a gerente de Estudos e Pesquisas em Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.
Para esta quinta-feira (28), a previsão é de céu nublado com chuva em todas as macrorregiões.
Já para a próxima sexta-feira (29), a Funceme aponta, neste momento, nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as macrorregiões.
Já para a próxima sexta-feira (29), a Funceme aponta, neste momento, nebulosidade variável com eventos de chuva também em todas as macrorregiões.