segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Funceme registra chuva em mais de 120 municípios; a maior foi em Iguatu, no Barro Alto, 105mm

A chuva em Iguatu começou no fim da tarde deste último domingo, por volta de 17 horas e se estendeu até a madrugada. “Foi uma chuva fina, mas persistente e em alguns momentos vieram uma pancadas mais grossas, acompanhadas de raios e trovões”, observou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva.

O Mapa de Chuvas da Funceme está praticamente preenchido nesta segunda-feira, com exceção de municípios da região Norte, no entorno das cidades de Marco, Moraújo, Acaraú; algumas áreas no Sertão Central e dos municípios de Iracema e Tabuleiro do Norte.

De acordo com a Funceme, as chuvas foram provocadas pela atuação de dois sistemas meteorológicos: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e a reaproximação da Zona de Convergência Intertropical.

As últimas chuvas que banham várias regiões do Ceará já modificam a paisagem da zona rural. A vegetação que estava seca e cinza, torna-se verde. É a Caatinga que se renova rapidamente.

Previsão

Nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana e no Sertão Central. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

As 10 maiores chuvas do dia:

Iguatu – Barro Alto – 105mm

Iguatu – Baú – 85mm

Canindé – 83mm

Iguatu – área urbana – 74mm

Lavras da Mangabeira – Iborepi – 72mm

Campos Sales – 70mm

Cariús – São Sebastião – 61mm

Lavras da Mangabeira – Mangabeira – 63mm

Com informações do Diário do Nordeste.