terça-feira, 13 de novembro de 2018

Em Acopiara, Agricultores trocam experiências de convivência com o Semiárido


Mais de 40 pessoas, entre agricultores de Iguatu e equipe técnica do Instituto Elo Amigo, participaram, neste último fim de semana de um intercâmbio nas comunidades de Vaca e Areias dos Divinos, em Acopiara, para conhecer experiências de convivência com a seca. As famílias produzem seus próprios sustentos através de hortas, legumes, frutas, criação de animais e aves.

O intercâmbio é um dos componentes importantes do Projeto P1+2(Uma Terra e Duas Águas), que visa oferecer troca de conhecimentos e ideias para as famílias que foram contempladas na zona rural de Iguatu (Várzea de Fora 1 e 2, Açude do Governo e Junco) que estão recebendo as tecnologias sociais (cisternas calçadão, enxurrada e barreiro-trincheira) para produção de alimentos e criação de pequenos animais.

As tecnologias são executadas sob supervisão e orientação do Instituto Elo Amigo. O coordenador de projetos do Instituto Elo Amigo, Francisco Braz, lembra que o intercâmbio gera ideias para soberania alimentar. “É um momento de troca de experiências, visitar, conversar, pois essas comunidades que visitamos, são pessoas, que há tempos, receberam as tecnologias sociais e passaram a produzir e melhorar suas condições. Mesmo em meio à estiagem, a gente consegue ver verde, sombra, e uma grande diversidade de produção”, explica Braz.

Uma das agricultoras que participaram do intercâmbio, é Laura Bezerra da comunidade de Junco e percebeu a forma adequada de produzir e economizar a água da cisterna. Ela já pretende implantar uma horta e uma pocilga. “Foi proveitoso, pois a visita mostra tudo que devemos fazer, que imaginávamos, uma coisa é ver por foto, outra coisa é ver pessoalmente e estou encantada e não vejo a hora de começar a produzir”, externa Laura.

Outro agricultor é o Raimundo Pereira Sucupira que é do Açude do Governo e ficou admirado com a diversidade de produção de alimentos em meio a seca. “Eu contei mais de 30 tipos de frutas. É incrível! Eu vou poder produzir e economizar muito dinheiro. Tenho muito que aprender e o que aprender vou também repassar, um dia, para meus colegas”, frisa Seu Raimundo.

Entenda:

O Instituto Elo Amigo está executando o Projeto P1+2 nos municípios de Iguatu e Icó, e irá beneficiar 200 famílias agricultoras com a implementação de tecnologias para desenvolvimento de quintais produtivos e práticas agroecológicas. Ao todo, 200 tecnologias estão sendo construídas nas duas cidades. Cada município terá 51 cisternas-calçadão, 44 de enxurradas e 5 barreiros-trincheira. Um investimento de 2 milhões e 400 mil reais.