quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Médico conta em carta emocionante os desafio que enfrentou para se formar

João
Considerado rapaz exemplar, o jovem sergipano João Santos Costa, filho de pais analfabetos, se formou em Medicina em Universidade Pública apesar de todas as dificuldades. Ele comoveu as redes sociais com detalhes de sua sua luta para realizar o sonho de ser doutor. A reportagem foi exibida no Fantástico, nesse último domingo (16/09), na Rede Globo.

"Sou negro, quilombola, filho de agricultor, nascido e criado na roça. Sou filho do meio, integrante de uma família humilde", se a presentou à reportagem, que conta ainda que achava prazeroso ir para escola, que sentava na frente, questionava muito e não perdia um dia de aula.

Ele conta que antes estudava com candieiro, a sala era barulhenta, sem transporte para ir à escola pública, via os pais passando fome e tinha que ajudar os pais nas labutas diárias. 'Foi muito doloroso', explica.
Pai de João, Mauro César Costa


Os pais que abdicavam das refeições para dar para aos seus filhos . "Se eles querem estudar, para mim é um prazer, eu trabalho sozinho mesmo", disse o pai, Mauro César Costa.

Sem poder comprar livros, ele tirava xérox, mas não o impediu de ir além. Foi aprovado no temido TCC e assim chegou o dia da formatura. Com dificuldades financeiras, os pais receberam várias doações para se arrumar e participar do momento mágico do filhão.
Formatura de João Santos Costa, filho de pais analfabetos
Formatura de João Santos Costa, filho de pais analfabetos .


Em trecho da comovente carta publicada nas redes sociais, João agradece e espera que esse relato sirva de incentivo para aqueles que deseja realizar seus sonhos, por mais que pareça improváveis.

“Tenho orgulho de dizer que, graças aos meus esforços e ao apoio de pessoas maravilhosas, o negro saiu da 'senzala'. O pobre saiu da roça e o aluno de escola pública está se formando em medicina em uma Universidade Federal. Muito obrigado a todos que fizeram parte deste caminho até aqui, sem vocês, eu não conseguiria", diz trecho da carta.